Desconstruindo algo natural

Motivo nº:n+113

AINDA NO EMBALO DA SEMANA DAS MULHERES: UM POST SOBRE O FLUXO DE SANGUE E RESTOS DE MUCOSA UTERINA PERIODICAMENTE ELIMINADOS. ISSO MESMO. A MENSTRUAÇÃO.

Olha só, né. Um baita dum tabuzão que resolvi trazer hoje, dadas as circunstâncias mil que despertaram a necessidade em mim de falar sobre.
Muito bem.

Primeiramente
A questão é "Por que a menstruação é um tabu?" 
Digitei isto no Google e me deparei com uma reportagem da revista Claudia que me deixou estupefata (veja na íntegra). A reportagem diz respeito basicamente aos tabus existentes a cerca da menstruação ao redor do mundo. E é muito engraçado dizer "ao redor do mundo" e imaginar como é em países cuja cultura tradicional ou religiosa é severa sobre as mulheres, ou em países cujo saneamento básico é tão inacessível que a ideia de que uma mulher menstrua e tem de conviver com isso sem água de qualidade para manter sua higiene (e muitas vezes sem até mesmo acesso aos absorventes) é algo que nem passa pela nossa cabeça. Mas é um fato. Afinal, todas as mulheres menstruam. Enfim. A reportagem cita a maratonista norte-americana Kiran Gandhi que menstruou na data de uma corrida e resolveu fazer a corrida SEM ABSORVENTE. Sim. Segundo a matéria, Kiran resolveu fazer isso como uma forma de chamar a atenção sobre como parte da população mundial ainda não tem acesso ao item devido as parcas condições de vida. Me digam, como não admirar a coragem dessa mulher?
Imagem retirada do site
Lendo este e outros sites, descobri que o tabu se originou da crença de que a menstruação é sinal de impureza, de sujeira, doença e até mesmo maldição. Este tabu vem marcado pela convenção social em todo lugar, independente da permanência dessa crença ou não. Há relatos da opressão silenciosa sofrida pelas meninas indianas que sofrem por terem de omitir seus períodos para não serem taxadas de impuras, etc. Entretanto, mesmo que com menos intensidade, no Brasil, no nosso estado, na nossa cidade, no nosso dia-a-dia ainda passamos por sentimentos de vergonha quando estamos menstruadas. Por que?

Segundamente.
As diversas situações constrangedoras que passamos por causa desse tratamento da menstruação como tabu.
Ahh, a adolescência. Como se não bastassem todas as mudanças que derrubam nossos mundos na passagem da infância para a vida adulta, nós mulheres experimentamos a menstruação. E menstruar aos 12 (no meu caso. Sinta-se a vontade para considerar sua idade) anos de idade é uma mistura de surpresa-com-medo-com-aprovação-e-reprovação. Por que? Lembro o quanto minha mãe ficou mais empolgada do que eu e eu talvez tenha ficado empolgada pela empolgação dela. Me lembro como foi difícil bolar um plano que fizesse com que eu pudesse levar meu absorvente para a escola sem que ninguém soubesse, como uma bolsinha a tira-colo. Me lembro como era horrível ficar preocupada se a calça tinha manchado. Me lembro também como quando as duas coisas eram descobertas: quando perguntavam o que tinha na bolsinha (ou quando alguma menina deixou cair um absorvente na sala de aula e ninguém descobriu a dona) ou quando a calça manchava e os meninos zoavam ou você amarrava a blusa na cintura (e todo mundo já sabia que você estava menstruada e que estava tentando esconder). Quantas vezes a gente baixa o tom da voz para pronunciar que eu estou menstruada ou naqueles dias ou quantas vezes a gente deixa de ir a algum lugar ou fazer alguma coisa por medo de manchar nossas roupas e medo do que as pessoas vão pensar?
A questão é essa: TODO MUNDO SABIA, TODO MUNDO AINDA SABE. ENTÃO PORQUE TANTO AUÊ?

Terceiro e último
A menstruação é uma coisa natural. Gente, é natural. Definição de natural: original, não foi feito, não é culpa nossa. Aliás, gostaria de ter achado outra palavra para por aqui sem ser culpa, porque a propósito não deve ser considerado culpa. Jamais. 
É lindo na verdade se você for pensar. Algo misterioso que auxilia no funcionamento do corpo da mulher. O sangue menstrual nos manteve vivos no útero de nossas mães por nove meses. Ele é motivo de orgulho e não de vergonha.
Outra coisa, vaginas não são sujas. Esse ideal de pensar que esse sangue que sai é horrível e sujo, como se ele não fosse nosso é um ideal totalmente errado. Nós precisamos cuidar da nossa higiene sim, mas se higienizar é uma coisa, ter nojo do próprio sangue é outra.
TPM não é frescura. Além de tudo ainda temos que lidar com as pessoas dizendo que toda essa ebulição de sentimentos causados por nossos hormônios é algo que pode ser evitado. Aaaham. Claro que pode. Num mundo de sonhos, habitado por unicórnios coloridos e saltitantes.
Agradeça por cada dia da sua menstruação. Menstruar é algo saudável e pode começar a ser um tema desconstruído a partir de nós mesmas. ;) 

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Excelente post, eu até preparei uma postagem sobre o tema para ir ao ar essa semana no blog. A menstruação deve ser tratada como séria, principalmente a TPM em que muitos dizem que é frescurinha, mas não é eu por exemplo, sofro e muito com ele.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmmm, a TPM é um período muito complicado, compartilho do seu sofrimento :'(

      Excluir
  2. Esse é um tipo de post que todo mundo deveria fazer uma vez na vida. E também um que todo mundo devia ler! Uma vez publiquei um video sobre isso até. Mas enfim, maravilhoso texto. Com enfase na parte sobre não se ter nojo do próprio corpo (Também homens que tem nojo de vagina e dizem que é algo sujo). Muito obrigada pelo texto!

    euclarisse.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keyyyyy, q legal vc por aqui lendo meus posts! (sou sua fã hahaha). Obrigada pelo carinho!Me lembro do seu vídeo sobre menstruação, espero por mais vídeos seus (olha só eu cobrando quando não posto aqui há mais de um mês hahaha)
      Eu que agradeço pela visita!

      Excluir
  3. Decidi visitar o teu blog agora e deparei-me com este post maravilhoso. Achei interessante falares sobre o tema informando e ao mesmo tempo empoderando as mulheres. Muito bom 👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cláudia! Fico muito feliz pela sua visita!! Estou em dívida com as visitas no seu blog (e também com os posts no meu) hahaha mas passei por lá agora e tá lindo, as mudanças desde a última vez que o visitei valorizaram muito o blog! O sentimento para com seus posts é recíproco <3
      Gratidão pela visita!

      Excluir

Sua interação é sempre bem-vinda!!
Deixe seu comentário acompanhado do link do seu blog que retribuo a visita!! E não esqueça de seguir também para acompanhar as atualizações!