Tristeza resume

Motivo nº:n+119

ENEM. E NEM. NEM E.
SOBRE O QUE ESTÃO FAZENDO COM A EDUCAÇÃO DO BRASIL

Estou aqui ouvindo a rádio CBN sobre, parafraseando a jornalista, toda a balbúrdia que está sendo esse processo do Enem.
Desde que entrei na universidade, posso dizer que houveram muitas mudanças em mim, algumas ou muitas ideias foram amadurecidas. Sobre política, por exemplo. Minha formação em política era "política não se discute", então eu simplesmente passava reto de qualquer discussão.
Hoje, não sou a melhor pessoa para falar sobre a origem dos partidos, suas posições sociais e econômicas. Mas tenho consciência de classe, entendo que preconceito racial existe sim, entendo o que um governante significa para o povo e não só ele como pessoa, mas também suas falas e suas atitudes. E não só isso. O quero dizer aqui é que, falando ou não falando a respeito, somos seres políticos. Vivemos em sociedade, numa sociedade organizada como uma linha.
Acho que é possível fazer essa analogia: a sociedade é uma linha, uma linha de costura. No meio da linha, estão agregados os elementos mais importantes para a realização saudável da vida em sociedade: saúde, educação, alimentação, transporte, produção, emprego, etc. Os líderes administrativos seriam como agulhas que costuram todos esses pontos de maneira que algo produtivo se forme no final.
E o que está sendo visto agora é um emaranhado. Um bolo de linha em que não é possível encontrar seu começo nem fim.
É triste pensar que o processo do SISU foi cancelado e o que se sugere é simplesmente "sabotagem". É uma resposta muito simples, não acha?
A noção de universidade não me acompanha desde pequena. O que minha mãe orientava era "estude, porque conhecimento é algo que ninguém vai tirar de você". E o objetivo era entrar na faculdade. Qualquer que fosse ela. Eu não tinha essa noção de público e privada. Talvez, por nossa condição financeira na época, o importante era ter estudar. 
Ano passado que foi meu último ano de curso numa universidade pública, minha amiga, que possui instrução e que acompanha minha jornada de vida ficou chocada em saber que nem aluno pagava para estudar lá. E, creio, essa é a realidade de muitas pessoas: não saber sobre os acessos que temos. O mais triste é ver que esse acesso, tão pouco atingido vai se perder gradualmente daqui em diante.
:(

Imagem de Free-Photos por Pixabay

Postar um comentário

0 Comentários