A batalha da divulgação

Motivo nº:n+130

Testando 7 passos de divulgação do blog

Olás!
Hoje começo a saga pela divulgação do blog. Hoje não, né. Desde que comecei com o blog, meu objetivo era fazer com que meus textos chegassem a alguém e pudessem ajudar de alguma maneira. No começo, não sabia muito bem como fazer isso, então fui por intuição compartilhando meu endereço, de forma moderada, claro, mas onde podia. Após um tempo afastada do blog, começou o boom do marketing digital. Agora sinto que há muito mais informações sobre como fazer um blog crescer e ser reconhecido. Por isso, após estudos e pesquisas a respeito, trago aqui hoje 7 passos de divulgação do blog que irei testar. Consultei autoridades como os sites Hotmart/BLOGRockContent e Viver de Blog. Vou colocar um prazo de um mês para observar os resultados, e, ao longo desse um mês, vou trazendo atualizações sobre as mudanças que percebi.
Vamos aos passos? 

Imagem de Coffee Bean por Pixabay


1) Divulgar o link sempre que possível

Conforme o Hotmart/BLOG, todo tipo de interação online apresenta uma oportunidade de divulgação. Lugares como os próprios perfis nas redes sociais são ótimos para a dispersão de um blog. O LinkedIn e o Facebook, por exemplo, já possuem campo exclusivo para compartilhar URL. Espaços como fóruns e sites de perguntas e respostas também são boas apostas para compartilhar o link e demonstrar autoridade.
O que pretendo fazer: já fiz inclusive! Compartilhei alguns posts relevantes como destaque no LinkedIn e pretendo ainda compartilhar no Instagram e no Facebook, além de explorar o Yahoo Respostas.

2) Compartilhar conteúdos nas redes sociais

A cada conteúdo postado, indicar o post em cada uma das plataformas (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, You Tube). 
O que pretendo fazer: além do sugerido, divulgar em grupos do Facebook (que já me prontifiquei a buscar e a entrar), ficando atento às regras.

3) Usar email

O uso de email é importante, pois estabelece uma relação direta com o leitor. Como conseguir uma lista de emails? Elaborando formulários ou caixas de assinatura de novidades. A partir do momento em que a pessoa aceita receber informações, ela também está te autorizando a entrar em contato com ela, algo que solidifica as relações entre leitor e blog. O objetivo dessa estratégia é principalmente engajar os leitores a se tornarem ativos. 
O que pretendo fazer: Criar caixas de pop up (estou pesquisando muito sobre o assunto, então, se tiverem sugestões comente ali embaixo!) e formulários de pesquisa no blog.


4) Comentar em outros blogs

Essa é a forma mais intuitiva e também a primeira que venho testando desde os primórdios dos meus primeiros blogs. É recomendada pelas referências como podendo ser feita de duas formas: respondendo perguntas de leitores ou fazendo elogios para o autor (sempre compartilhando o link de sua página). Além de ser uma excelente estratégia, creio que é uma das partes mais gostosas de se lidar no mundo dos blogs. Afinal, todo o processo de descobrir outros blogs com conteúdos interessantes, ler coisas novas e avaliar o conteúdo lido geram uma interação divertida e produtiva. Aqui, a sugestão de ser sincero no comentário, acrescentando valor ao conteúdo, é óbvia. 
Entretanto esse meio de divulgação demanda tempo. 
O que pretendo fazer: tirar pelo menos um dia da semana para comentar em blogs.

5) Criar conteúdos ricos e de diferentes formatos

Algumas dicas para se criar conteúdos que vão colaborar para o engajamento dos leitores é abordar assuntos ainda não falados, desenvolvendo conteúdos inéditos. Para isso, ler blogs de outros países e estar atento ao que acontece dentro e fora da internet é essencial. Entrevistar um especialista no assunto que será discutido também agrega valor para seus posts, além de ilustrá-los com imagens, infográficos, fotos e até mesmo memes. Apostar na produção de outros formatos como e-books, vídeos e podcast também é uma dica para engajar seu leitor.
O que pretendo fazer: passar os textos para a versão de áudio, além de cronometrar a leitura.

6) Atualizar posts antigos

É possível otimizar posts com: atualização de dados, inserção de gráficos, imagens, links, etc. Assim, você pode oferecer informações novas com pouco esforço de produção. Afinal, alguns temas são recorrentes e atemporais, passíveis de serem atualizados. Essa medida é válida para blogs mais antigos, com pelo menos um ano de existência.
O que pretendo fazer: selecionar posts antigos com mais potencial de conversão e complementar seus conteúdos. Alguns dos meus primeiros posts nesse blog possuíam pequeno formato e o tamanho de um conteúdo é um elemento que colabora para o ranqueamento nas buscas.

7) Trabalhar o SEO constantemente

SEO é uma estratégia de otimização para mecanismos de busca e essa estratégia colabora em muito para a divulgação de um site ou um blog. Otimizar a experiência do leitor na página, prezando pela qualidade do conteúdo, organização do texto, menção de links internos e externos, publicação de imagens/vídeos, atenção ao título do texto, são passos que vão engajar leitores ativos no blog além de alavancar sua posição no ranqueamento.
O que pretendo fazer: Manter a frequência de posts bem escritos e bem estruturados, explorando o uso de palavras-chave e seguindo a programação.

Como eu disse, vou postando ao longo de um mês os resultados obtidos. E vocês, já testaram e aprovaram (ou reprovaram) alguma dessas estratégias? Deixem suas recomendações aqui nos comentários!



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