Como e por que adotar uma estratégia de SEO pode alavancar seu blog/site

Motivo nº:n+137

SEO: por que e como, com base nas maiores autoridades em marketing digital no momento

Olás!
Como sabem, estou numa batalha para divulgação do blog. Uma semana se passou e tenho de admitir que, embora tenha me organizado, não consegui colocar a lista de estratégias 100% em prática. No entanto, algumas coisinhas aqui e ali já comecei a mudar e, bem, vamos vendo os resultados. Dentre essas coisinhas aqui e ali, estão as estratégias de SEO.

Imagem de William Iven por Pixabay

SEO é a sigla usada para Searching Engineer Optimization (ou Otimização para Motores de Busca) e consiste num conjunto de estratégias para fazer com que plataformas de busca, como o Google, deem mais valor para o que você produz. Essas estratégias são usadas para melhorar tanto a estrutura quanto o conteúdo  de uma página de forma que ela ganhe posições dentro dos resultados de buscas, ou seja, configuram tipos de técnicas diferentes para estimular o ranqueamento. 
O SEO Copywriting, por exemplo, é uma técnica de SEO para se escrever posts nos padrões da web visando obter posições no ranqueamento de posts no Google. É importante que o modo como um post é escrito se enquadre nas regras de SEO tanto quanto agrade ao leitor que o está lendo. Abaixo vou listar algumas táticas desse conjunto de estratégias e um comentário sobre (se já me adaptei e coloquei em prática ou não).  


Conteúdo

  • Palavras-chave: termos de buscas que os usuários procuram para encontrar a resposta para seu problema. É necessário fazer uma boa pesquisa de palavras-chave para saber se existe alguém interessado no que você está escrevendo e quais termos estão em alta para, por fim, pensar em formas de linkar o que o usuário procura com o seu conteúdo. As palavras-chave podem ser colocadas na URL (endereço do seu site/blog), no título do post e no corpo do texto pelo menos 1X e de preferência já indicando logo na introdução. O uso de palavras-chave permite que o Google faça a indexação das páginas de modo que seu blog avance posições na ordem dos resultados que aparecem na página de buscas. Ainda tenho dificuldade para focar numa palavra-chave, mas só de conseguir me concentrar num assunto e num tema (já programado aqui) sinto que é um começo.
  • Relevância do conteúdo: é importante focar em responder às dúvidas do leitor mais do que usar repetidamente as palavras-chave ao longo do conteúdo, focando somente no ranqueamento. É preciso adequar o conteúdo ao título, e prezar por um conteúdo original, curto e objetivo. Focar no leitor é um dos meus objetivos principais desde que comecei no mundo dos blogs. Minha vontade é atingir o máximo possível de pessoas com conteúdos que vão ajudá-las de alguma maneira.
  • Links internos e externos: fazer referenciação entre posts e entre blogs também é uma estratégia de SEO. Você pode tanto linkar posts do próprio blog ou linkar outros sites parceiros ou não. Esses dois modos de linkagem faz 1) com que seu blog seja conhecido além daquele post que está sendo lido pelo leitor além de 2) mostrar credibilidade com a presença de blogs de autoridade no seu. Eis uma estratégia que praticava antes mesmo de saber que se tratava de uma estratégia. Meu próximo objetivo é fazer parcerias com outros blogs, mas ainda preciso botar a casa aqui em ordem.
  • Atualização de conteúdo: manter conteúdos antigos sempre atualizados, seja com a apresentação de um novo formato além do texto (como imagens, áudios ou vídeos) ou com complementações ao próprio conteúdo. Não sabia dessa estratégia, mas andei atualizando os posts com imagens em 100% dos posts, pois o layout que estou usando agora exigia figuras para manter a estética do blog. Também reciclei algumas tags que me pareceram não-buscáveis, e sinto que preciso reciclar mais.

Estruturando o texto

  • Escaneabilidade: estratégia com foco na estrutura do conteúdo como uso de marcadores para as listas, parágrafos curtos e precisos, destaques sutis para trechos importantes em negrito e alinhamento do texto à esquerda. Tudo ok! Só preciso atualizar os posts antigos com o alinhamento à esquerda que me pegou de surpresa. Só usava justificado devido uma senhora chamada ABNT que acompanha você para o resto de sua vida após a graduação.

Compartilhando

  • Postagem em redes sociais: compartilhar o link nas redes sociais, tanto em grupos destinados a isto, como no seu próprio perfil. Eis meu maior problema no momento: não sei por que raios não estou conseguindo compartilhar o link do blog no Facebook nem no Instagram. E isto começou estes dias. Já tentei entrar em contato com o Facebook enviando várias mensagens a esse link de "avise-nos" e nada feito. Já procurei nos 7 cantos da internet e nenhuma solução. Alguém tem alguma ideia? O pior é que, postagens em redes sociais ajudam em muito como uma estratégia de SEO, eu estou triste real :(







Mensurando

  • Como mensurar sua estratégia de SEO: KPIs (indicadores chaves de performance). Os KPIs são  métricas operacionais para serem usadas no dia a dia e permitem mensurar o consumo do seu conteúdo, o engajamento de seus leitores e o modo como estes chegam ao seu blog e se tornam usuários ativos. 
Isto foi apenas um pouco sobre esse grande baú que é o SEO. É válido ressaltar que tudo o que descrevi aqui aprendi fazendo um dos cursos de Marketing Digital disponibilizados pela RockContent (no post Como aproveitar a quarentena para melhorar seu currículo você encontra mais informações).
E você, pratica as estratégias de SEO em seu blog? O que acha que dá mais resultados? Deixe sua opinião!

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Gostei bastante do artigo de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui.

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Website Dicas de Saúde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado e que o conteúdo agregue na sua vida, Edenilza! Seja sempre muito bem-vinda nesse espaço, gratidão pela interação!

      Abraçz

      Excluir
  2. Olá!
    Eu confesso que não faço nada disto... porque não tenho tempo e porque gosto de escrever e publicar o que acho por bem! Uns posts são mais visualizados que outros, outros nem comentários tem... paciência!
    Nunca tive esse problema de não conseguir partilhar o link nas redes sociais.

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sandra!
      Acho que a quarentena que está me permitindo isso, em condições normais o tempo também me faltaria!
      Achei muito estranho esse bloqueio do Facebook, enviei algumas mensagens para eles pedindo retratação, vamos ver quando vão retornar...
      Obrigada pela interação <3

      Abraçz

      Excluir
  3. Eu adorei a dica e sempre linkei demais os meus posts dentro dos meus posts, antes mesmo de saber a importância. Sempre procuro usar as melhores palavras chaves também e deixar o post com formato harmônico.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Carol!
      Linkagem, palavras-chaves e o formato contam muito!

      Abraçz

      Excluir

Sua interação é sempre bem-vinda!!
Deixe seu comentário acompanhado do link do seu blog que retribuo a visita!! E não esqueça de seguir também para acompanhar as atualizações!