Algumas teorias sobre aquisição da linguagem - parte 1

Motivo nº:n+138

Entendendo por que você fala:
Behaviorismo

Olás!

Resolvi fazer uma série explicando os porquês da linguagem, mais especificamente a sua aquisição, um assunto que povoa meus conhecimentos depois de ter estudá-lo com profundidade para escrever meu TCC. O objetivo é trazer do meio acadêmico para a comunidade os estudos e pesquisas desenvolvidos de forma descomplicada e acessível.
Então, nas próximas semanas, todas as quartas-feiras trarei uma teoria diferente sobre a aquisição da linguagem, sendo elas:

  1. Behaviorismo
  2. Construtivismo
  3. Sócio Interacionismo
  4. Cognitivismo Cultural
  5. Inatismo
    E hoje, como vocês podem ver, começaremos pelo Behaviorismo!
    Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay


    Behaviorismo

    O que é?

    O Behaviorismo é uma teoria, com origem na psicologia, que trata todo o aprendizado como um comportamento, pois este pode ser descrito de maneira científica a partir da sua observação, análise e testes. Alguns nomes famosos de defensores dessa teoria incluem Watson, Bloomfield e, principalmente, Skinner.


    Modelo de Aquisição

    Segundo o modelo behaviorista, a linguagem é adquirida pelo ser humano através de sua interação com o ambiente que o cerca. Aqui tenho que expor uma crítica, pois não posso deixar passar: vi sites “de educação” falando sobre o behaviorismo de uma forma muito superficial: dizendo que o modelo behaviorista defende que você adquire linguagem através de imitação. Não se trata de imitação, mas sim de uma relação estímulo-resposta-reforço. Parece complicado (pareceu muito para mim quando tive contato com os termos pela primeira vez), mas tentemos simplificar: numa situação, o adulto fala “bola” ao entregar uma bola à criança (estímulo), a criança identifica os sons, relaciona ao objeto e diz “bola” ao pegá-la (resposta), diante disso, a mãe diz parabeniza a criança com algo como “Isso mesmo! Parabéns!” (reforço)

    Pontos positivos


    O modelo verbal behaviorista comporta tratar da comunicação verbal em crianças com transtorno do espectro autista, por exemplo. Há muitos estudos realizados sobre o desenvolvimento da linguagem e crianças com o transtorno, experimentos e aplicações em programas clínicos.


    Críticas


    Embora haja uma explicação para a aquisição da linguagem, ela se restringe muito ao que é observado vocalmente. Não há uma explicação sobre como ela acontece no que não pode ser observado como, por exemplo, como se dão as formações de frase (sintaxe) e aquisição de significado (semântica).

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    2 Comentários

    1. Recentemente debati este tema na faculdade. É tema importantíssimo!
      Publicação muito boa!
      Beijinho ;)

      https://little-cherry-wine.blogspot.com/

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      1. Olá, Ana!
        Que máximo! Fico feliz que tenha gostado, é um dos temas que mais gosto de falar <3

        Abraçz

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