O que eu espero que a quarentena traga

Motivo nº:n+139

Positividade para enfrentar esse momento

Durante os primeiros casos de covid-19 no Brasil a sensação era de apocalipse iminente. Aos poucos, a solução mais viável e muito simples de ficar em casa evitando, assim, aglomerações e mantendo a higiene foi acalmando os corações, embora a gravidade da doença ainda seja certeira e o administrador do país (ou quem deveria estar administrando) ainda se equivoque e muito nas orientações. 
O que quero trazer aqui hoje é uma lista de desejos positivos para quando esse período terminar (ou ao menos se amenizar). E são desejos positivos mas com total consciência de que a vida depois não será um mar de rosas. Sabemos que haverá muitas perdas humanas principalmente.
No entanto, tenho refletido muito a respeito dessa grande pausa que paralisou o mundo todo, além de ter visto muita gente compartilhando das minhas reflexões.

Imagem de Myriam Zilles por Pixabay

Penso que o período de quarentena servirá para mudanças em diversos setores, seja nos relacionamentos, no modo como lidamos com o dinheiro, com o tempo, com as coisas que julgamos, com os sentimentos, com tudo mesmo, sem generalizar:


Relacionamentos

Creio que esse período de reclusão vai mudar totalmente as relações sociais. As pessoas no isolamento vão conviver mais entre si em casa, se aproximando. A falta e a distância vão fazer também com que demos mais valor às amizades e aos familiares que estão longe.

Dinheiro

Não sei vocês, mas hoje, muito do que estava na minha lista de compras perdeu o valor. Agora vale muito mais investir no que realmente é importante e necessário. Creio que, em se tratando de assuntos econômicos, mais do que "prejudicar a economia", essa pausa vai frear o consumismo, o "comprar por comprar".

Tempo

A quarentena também serviu para frear o tempo. Meus dias têm sido muito mais longo, entretanto muito mais produtivos também. Antes desse período vivíamos num ritmo frenético de busca atrás de busca sem saber, muitas vezes, o que estávamos buscando, querendo fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas nunca se organizando para colocar os planos em prática. Mas com essa pausa deu para ver que se administrar direitinho, dá tempo para tudo!

Solidariedade

As pessoas também vão sair desse período mais solidárias, com certeza. O fato de colocar a saúde de todos inclusive a nossa à frente de qualquer coisa, por exemplo, muda o nosso jeito de pensar. Tira o centro do mundo dos nossos narizes e nos faz perceber que vivemos todos em um mundo, que somos parte da humanidade, que somos todos um. Além disso, vi muitas campanhas em que a pessoa se dispõe a fazer compras para idosos que não podem sair de casa. Medir a quantidade de mantimentos a serem comprados considerando que outras pessoas também vão precisar comprar muda os nossos hábitos e nos tornam menos egoístas.

Tenho tentado manter a esperança de que dias melhores virão, afinal de contas estamos no mundo para vivê-lo e arcar com as responsabilidades dos nossos próprios atos. Embora há quem diga de forma preconceituosa que a culpa é inteiramente da China, penso que, se estivéssemos equilibrados em nossas atitudes com a natureza, a doença tinha se concentrado lá como muitas vezes acontece e não se espalhado pelo planeta todo. Espero que essa fase passe e traga bons frutos, que possamos ser seres humanos melhores após ela. 
E vocês, o que esperam com essa quarentena? Acham que é possível ver uma luz no fim do túnel?

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Gostei do seu texto, nesse momento difícil é bom refletirmos sobre as coisas boas que podemos tirar nela. Entre as minhas favoritas, a solidariedade e a valorização das coisas simples da vida: como dar um abraço, conversar com alguém.
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que gostou!
      Concordo com você, ser solidário e valorizar as pequenas coisas são tesouros que a quarentena vai nos fazer encontrar.

      Abraçz

      Excluir

Sua interação é sempre bem-vinda!!
Deixe seu comentário acompanhado do link do seu blog que retribuo a visita!! E não esqueça de seguir também para acompanhar as atualizações!