TPM na quarentena: como lidar?

Motivo nº:n+140

Nem só de chocolate vive uma mulher na TPM

Olás!
No especial de hoje vamos falar sobre algo que naturalmente já é difícil enfrentar, agora, imagine numa quarentena. Ela mesma: a TPM.
Nos últimos meses (depois do fim do semestre, claro - e depois de parar com o controle hormonal) não estava mais tendo sintomas de TPM, com exceção apenas do inchaço.
Acontece que, a Tensão Pré Menstrual pode, muitas vezes, ser atenuada pelas condições externas pelas quais a pessoa está passando. Ou seja, a quarentena mexeu com a rotina, mexeu com meu ser, mexeu com meus hormônios. Como provavelmente não sou caso exclusivo, pesquisei algumas dicas para lidar com a TPM em casa e trouxe aqui para vocês!

Imagem de Prettysleepy por Pixabay

O que é?


A TPM é o período anterior à chegada da menstruação e que pode se estender até o primeiro dia ou ao último dia de fluxo. Em geral, seus sinais aparecem na metade do ciclo menstrual, ou seja, se seu ciclo é de 28 dias, os sintomas vão aparecer duas semanas (14 dias) antes da data prevista para sua menstruação. Segundo diversas fontes, estima-se que uma média de 80% das mulheres sofra da tensão.
A ajuda médica é importante para mulheres que têm sintomas intensos de TPM, pois com a consulta o especialista poderá indicar um tratamento, seja envolvendo medicamentos ou terapias.


Causas


A principal causa é a alteração hormonal durante o período menstrual que está de alguma maneira relacionada ao sistema nervoso central, envolvendo tanto a produção de endorfina e de serotonina (hormônios do bem-estar). Também pode ser devido a uma queda do estrogênio, hormônio também relacionado ao controle do bem-estar e responsável por preparar o corpo feminino para o recebimento de um bebê. 


Sintomas


São contabilizados mais de 150 sintomas que foram catalogados em quatro tipos: tipos A (ansiedade), C (compulsão), D (depressão) e H (retenção hídrica). Como o foco desse post é como lidar com a TPM na quarentena, vou me restringir a listar de maneira geral os sintomas mais comuns que podem variar de pessoa para pessoa e que são:
  • Emocionais: depressão, tristeza súbita envolvendo vontade de chorar sem motivo aparente, irritabilidade, ansiedade, sensibilidade tanto positiva quanto negativa, dificuldade para dormir ou para comer, ou mesmo fome em excesso, desânimo.
  • Físicos: Inchaço (nos seios, nas pernas, no abdômen, ou no corpo todo), dor de cabeça, dor nas pernas, acne, intestino preso.

Como lidar

Alimentação

  • Ingestão de fibras: ajudam o intestino a funcionar, eliminando toxinas e substâncias nocivas que causam irritação. São encontradas em frutas, sementes e pão integral. A linhaça também, por exemplo, é uma ótima dica, pois ajuda com o problema da retenção de líquidos.
  • Ingestão de vitaminas: a vitamina C afasta o estresse e o desânimo (encontrada na laranja, acerola e limão), a vitamina B6 está associada à produção de serotonina (encontrada no salmão, atum, lentilha, soja e frango), vitamina C alivia as dores e combate o inchaço (encontrada em cítricos)
  • Suplementação mineral: zinco, cromo e magnésio regulam os níveis de glicose no sangue o que auxilia na compulsão para comer doces. São encontrados em alimentos como frango, feijão, cereais integrais, vegetais verde-escuros, dentre outros, mas também em suplementos industriais.
  • Fazer refeições pequenas e frequentes;
  • Beber bastante líquido: isso ajuda no funcionamento do intestino, além de aliviar cólicas e diminuir a retenção de líquidos.
  • O que evitar:
    • Cafeína: produtos como café, coca-cola, chá mate e chá preto acentuam a irritabilidade.
    • Álcool e cigarros: intensificam as dores de cabeça, aumentam a irritabilidade e as insônias.
    • Muito sal: diminuir a quantidade de sal na comida evita o inchaço.
    • Doces: ao invés de comer as versões de chocolate ao leite, opte pelo chocolate amargo (pelo menos 70% de cacau) que é rico em magnésio.
    • Ficar sem comer: a baixa concentração de glicose é prejudicial para a produção de serotonina o que aumenta a compulsão por comida.

Movimento

  • Exercícios físicos: os exercícios físicos ajudarão na liberação de serotonina e vão ser benéficos tanto para a TPM quanto para aliviar as tensões da própria quarentena. Por causa dela, são recomendados exercícios caseiros como alongamentos (caso você more em apartamento) ou mesmo corridas no quintal (se você mora numa casa com quintal).
  • Massagem: faça movimentos utilizando as próprias mãos na região abdominal. Isto pode ajudar a melhorar as dores e o inchaço.
  • Mexer os quadris (literalmente): a dança do ventre auxilia nos sintomas tanto como distração quanto na massagem dos órgãos internos e da região uterina auxiliando no alívio das cólicas.

Remédios naturais

  • Homeopáticos: os florais Rescue Remedy, Olive e Crab Apple são ótimos para auxiliar no alívio dos sintomas da TPM
  • Fitoterápicos: algumas opções são o chá de folha de amoreira e o óleo de prímola.

Comportamento

  • Meditação: a meditação relaxa seu corpo e te traz equilíbrio.
  • Consciência corporal e autoconhecimento: saber o que te faz bem e o que te faz mal são aspectos essenciais para lidar com esse período. O indicado é estar sempre observando seu organismo, como ele reage às situações adversas, seja no quesito físico ou no mental.
Gostaram das dicas? O que fazem para lidar com esse período ainda mais agora na quarentena?

 

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Ótimas dicas.
    Eu sempre me cobro de fazer mais por mim nesses dias, como beber bastante água e comer frutas.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isto aí, o importante é não deixar de se cuidar!


      Abraçz

      Excluir
  2. É importante se auto-observar nesse momento de reclusão, porque essa mudança de rotina mexe mesmo.
    Gostei do post!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Fernanda!
      Fico feliz que tenha gostado <3

      Abraçz

      Excluir

Sua interação é sempre bem-vinda!!
Deixe seu comentário acompanhado do link do seu blog que retribuo a visita!! E não esqueça de seguir também para acompanhar as atualizações!