Como lidar com as crianças durante a quarentena

Motivo nº:n+133

Ainda em clima de #ficaemcasa

Olás!

Neste período de quarentena fiquei me perguntando como deve estar sendo lidar com as crianças em casa. Postagens sobre mães (e pais/responsáveis) que não sabem o que fazer tanto quanto sobre mães (e pais/responsáveis) compartilhando atividades com suas crianças reforçaram ainda mais minha reflexão sobre como deve estar sendo este momento neste contexto.
Há escolas que estão disponibilizando aulas onlines que, mesmo com o projeto pedagógico específico para a ocasião, exigem uma atenção maior dos pais sobre as atividades escolares realizadas pelos filhos. Outra questão importante é como as próprias crianças estão lidando com o evento. E é por essa questão que vamos começar.


Imagem de zefe por Pixabay


Crianças e adultos: o que muda nas relações em tempos de quarentena

Segundo o professor e psicanalista Christian Dunker, em artigo publicado pelo Jornal da USP, uma das dificuldades enfrentadas pelas crianças é a substituição de laços físicos pelos digitais, como, por exemplo, a realização virtual de atividades escolares além da restrição do contato com os colegas, professores e familiares, como os avós, por exemplo. De acordo com Dunker esse é o momento para acompanhar os pequenos de perto com interações não antes permitidas pela correria do dia a dia. Se faz necessário também observar os comportamentos das crianças (se estão se isolando, comendo e dormindo direito). Outro aspecto abordado pelo psicanalista diz respeito a se falar a verdade sobre o motivo da quarentena. Crianças são espertas e percebem a preocupação dos adultos. Esconder sobre os fatos aumenta a problemática gerando sentimento de desconfiança nas crianças em relação a seus pais ou responsáveis. Por isso, o diálogo é muito importante.

Como passar o tempo de forma saudável

As interações com as crianças não se resumem apenas às brincadeiras. Os pequenos se cansam muito fácil e precisam de novidades sempre. A aluna e pesquisadora da UFSCar, Mirela Figueiredo, do curso de Terapia Ocupacional, em parceria com a professora e também pesquisadora Ana Luiz Alegretti, sua supervisora de pós-doutorado, criou o guia Atividades para familiares realizarem com os filhos em casa.  Sob o cenário do isolamento social devido à disseminação do Coronavírus, o material foi criado visando fornecer informações e cuidados para que a convivência em família possa ser algo saudável e divertido nos lares brasileiros.
Há no guia atividades para as diversas faixas etárias, desde bebês até crianças de cinco anos de idade. Algumas delas envolvem:
    • cantar e brincar com o bebê nas atividades diárias como alimentação, banho e sono;
    • ler livros de figuras coloridas;
    • ter uma rotina de sono;
    • desenhar com giz ou lápis e papel;
    • montar quebra-cabeças;
    • ajudar com tarefas simples de casa;
    • jogos de encaixe e de montar;
    • brincadeiras de faz de conta dentre outras que vão estimular tanto no físico, quanto na cognição e emocional dos pequenos.
O guia está disponível online em formato pdf e pode ser baixado gratuitamente clicando aqui. E vocês, têm crianças em casa? Como está sendo lidar com elas?

Postar um comentário

0 Comentários