O que fazer na quarentena para não surtar

Motivo nº:n+132

Um post que me ajuda a te ajudar e te ajuda a me ajudar

Olás!

Com os cuidados para se evitar uma disseminação maior do coronavírus, o mundo todo adotou medidas de restrição pública e as pessoas estão vivendo dentro de suas casas sem contato nas ruas, nos centros comerciais, nas escolas e etc. Ou seja, a quarentena chegou e balançou a rotina de todos. 
Mesmo os que ainda estão trabalhando por motivos de serviços essenciais viram as mudanças que essas restrições estão trazendo. Há muitas discussões sobre o efeito que uma medida dessas traz para as pessoas mais pobres que não têm o privilégio de parar seus trabalhos ou fazê-los como home office.
Hoje, falarei aqui a partir de uma perspectiva minha, uma pessoa que possui esse privilégio e que tem uma casa para viver (até porque este é outro ponto importantíssimo de se dar destaque e não apenas fingir que ninguém está vendo - como sempre - que é o caso dos moradores de rua).
Abaixo listei algumas atividades para se fazer em casa, tentando ser o mais abrangente possível (mesmo tendo consciência de que, como já falei, não é todo mundo que pôde ficar em casa).

Imagem de Selling of my photos with StockAgencies is not permitted por Pixabay

O que fazer na quarentena para não surtar


Primeiro, organize uma rotina de casa. Uma rotina de casa não significa uma rotina de atividades domésticas como limpar, lavar, cozinhar (você pode fazer uma dessas também, se preferir). Quando digo rotina de casa, penso no fator "ficar em casa". Para começar, faça uma lista daquilo que você quer fazer. Enumere as coisas que você vem postergando por falta de tempo. Afinal de contas, esse fator agora perdeu todo o valor e você terá todo o tempo do mundo. Pense em atividades que você deixou para um depois que nunca mais existiu... está difícil? Pois vou te ajudar!

1) Momento de leitura

Lembra daqueles livros que você comprou e nunca leu? Esse é um ótimo momento para colocar a leitura em dia. Além disso, livros são ótimos meios de nos transportar para outros lugares, de fazer contato com outras pessoas e experiências. Veja na nossa tag livros algumas indicações!

2) Cursos online

Esse também é um período propício para fortalecer a carreira, já que, além dos já tradicionais cursos gratuitos online, muitas instituições liberaram formações grátis para você passar o tempo durante essa quarentena com o brinde de complementar seu currículo. Inclusive, confira alguns na nossa tag cursos!

3) Cronograma de beleza

Separe um momento para limpar a pele, hidratar os cabelos, cuidar de si. Algo que percebo é que, a falta da necessidade de se mostrar como ser social na rua faz com que a gente se despreocupe conosco quando o assunto é ficar em casa. No entanto, o autocuidado é muitas vezes uma questão de saúde, tanto física quanto mental.

4) Organização

Sabe aquele quartinho da bagunça? Que tal organizá-lo? Você vai descobrir coisas que não mais lembrava ou nem mesmo imaginava. (Dê uma olhada no nosso post Como manter o quarto organizado e confira algumas dicas de organização para seu dormitório!)

6) Filmes e séries

A internet está lotada de opções! Inclusive, alguns canais de TV como a Globoplay liberaram para não assinantes, enquanto a Claro TV, Vivo TV e Sky liberaram adicionais para assinantes. Também, na nossa tag filmes e na tag séries sugerimos indicações através de resenhas, confira!

7) Músicas

Ponha um som e dance até se cansar! Ou simplesmente pegue os foninhos, se joga na cama e ouça suas melhores playlists sem compromisso.

8) Oi, cumadi, como tá?

Por último e, na minha opinião, mais importante, uma das coisas que a quarentena vai revolucionar durante e após passado o período, são as relações sociais. Embora seja uma questão de isolamento, as pessoas que convivem em conjunto numa casa passarão mais tempo juntas. Além disso, esse momento é ideal para fazer chamadas de vídeo, de voz, contatos por emails e mensagens, com aquelas pessoas que a correria e a bendita falta de tempo afastaram de nós.

Essas são só algumas atividades a serem feitas. Selecione e acrescente mais o que preferir. Defina ou pelo menos reserve horários para essas atividades. Também não se esqueça de priorizar as horas de sono necessárias para descansar, além de manter uma alimentação balanceada e nutritiva. Estabelecer uma nova rotina pode ajudar muito em meio a todas essas mudanças

Comente aqui embaixo o que você tem feito para enfrentar a quarentena, quero saber!

Postar um comentário

0 Comentários