Se inspire e faça a sua parte!

Motivo nº:n+126

Mulheres que inspiram e mais 5 passos para colaborar com a linha de frente de combate ao Covi-19 no seu trabalho

Juro que tentei fugir do assunto, mas não consegui. Tudo está girando em torno da pandemia, e, como parte da humanidade me sinto no dever de repassar informações que colaborem de alguma forma para impedir que essa doença se espalhe mais. 
As primeiras palavras que trago aqui são as essenciais para não surtar: é só uma fase, vai passar! Enquanto isso, arrumar coisas para fazer em casa está sendo fundamental para manter a mente ocupada, longe desse turbilhão de notícias sobre o corona que de uma certa forma mexem com nossa saúde mental.
Assim, sem querer reforçar os sentimentos de desespero e impotência, trago aqui de forma positiva e com a temática do dia um olhar sobre as mulheres, que estão na linha de frente do combate ao coronavírus na China.

Mulheres que inspiram
Milhares de profissionais estão conseguindo reverter os quadros da doença na China e, deles, a maioria são mulheres. Segundo a jornalista Sophia Li, 90% das enfermeiras e mais da metade dos médicos são do gênero feminino. Ainda sobre essa atuação, ressalta-se que, dada as condições de necessária proteção, muitas profissionais chinesas estão cortando seus cabelos para diminuir os riscos de contaminação, usando fraldas geriátricas e até mesmo tomando medicamentos anticoncepcionais que atrasem a menstruação a fim de evitar idas ao banheiro (as idas ao banheiro fazem com que o equipamento de proteção seja trocado muitas vezes, o que interfere no tempo dispensado e mesmo na possibilidade de contato com a doença na retirada do equipamento). 
Instagram Sophia Li
Por outro lado, embora heroicas, atitudes como essas têm como pano de fundo longas e exaustivas jornadas de trabalho sob condições perigosas. O que não é muito diferente aqui no Brasil. A classe de enfermeiros brasileira é composta 85% por mulheres. Segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem do Brasil (Cofen), a disponibilidade de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), a capacitação para protocolos de ação e a preparação para usar os equipamentos são as principais preocupações.

A corruptela do capitalismo
Uma das orientações para prevenção do Covi-19 que tem circulado é a de não sair de  casa. Porém sabemos que essa não pode ser a realidade de muitas pessoas no Brasil. Não é todo mundo que tem o privilégio de trabalhar de casa, o famoso homeoffice. Muitos têm de levantar cedo, pegar a condução, atravessar a cidade, entrar em contato com outras pessoas, para colocar comida na mesa em casa. Pensando nisso, trouxe algumas dicas de como evitar a disseminação da doença no ambiente de trabalho com, literalmente, suas próprias mãos. As orientações são baseadas no recente documento emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e indicam que devem ser seguidas por empregadores e empregados independente do número de casos confirmados da doença no país, uma vez que, além de serem destinadas a contenção do novo vírus, também ajudam a evitar outros contágios.

5 passos para prevenir o coronavírus no ambiente de trabalho
  1.  Manter cadeiras, mesas, telefones, teclados computadores e outros equipamentos que são acessados com as mãos limpos com desinfetante;
  2. Fazer uso de lenços descartáveis ao tossir ou espirrar e descartá-los em lixeira com tampa;
  3. Em caso de falta de lenços, cobrir a boca e o nariz com o antebraço e lavá-lo assim que possível;
  4. A empresa deve disponibilizar álcool em gel nos locais além de sabão líquido no banheiro;
  5. É importante também a conscientização entre os empregadores e os empregados e mesmo entre os empregados.
Pequenas atitudes que fazem toda a diferença e juntos colaboraremos para a diminuição da disseminação dessa doença. Assim espero!

Postar um comentário

0 Comentários