4 dicas sobre imagens para blog

Motivo nº:n+144

Downloads gratuitos e sem direitos, além de editores online ou não para imagens

Olás!
Na dica de blog de hoje, trago alguns sites e aplicativos que disponibilizam ou editam imagens. Quando comecei o blog, colocava mais imagens pessoais, pois sempre me preocupei com a questão do plágio. Até que, para um projeto de laboratório do curso, perguntei a minha irmã se ela conhecia algum site de banco de imagens sem direitos autorais e ela me recomendou o Pixabay. 
Como o projeto envolvia também edição de fotos e vídeos, ela me recomendou o aplicativo InShot que é bem prático. Antes destes também já tinha usado o Fotor e, para fechar com chave de ouro, a plataforma Canva que permite diversas formas de criação imagéticas. 
Minhas indicações levam em conta dois aspectos principais: a gratuidade e a praticidade. Vou falar sobre um pouquinho de cada um deles hoje, vem comigo!

Pixabay

O Pixabay é um site que funciona com um banco de compartilhamento de fotos, ilustrações e vídeos que estão disponíveis de maneira gratuita, sem necessidade de atribuição autoral e podendo ser usados para fins comerciais. 
Para usá-lo, basta inserir uma palavra-chave referente a algo que está procurando. Uma boa tentativa é procurar também pela palavra em inglês. 


Uma gama de imagens vai aparecer, pode ser que haja outras páginas também. Basta selecionar a imagem de seu interesse e você irá diretamente para a página de download. Atente-se para não selecionar imagens patrocinadas (há um indicativo sobre elas, e geralmente direcionam para o site Shutterstock). À sua direita, haverá um botão verde escrito Download Grátis. Clique, selecione o tamanho desejado e clique no botão de download embaixo. Mostre que você não é um robô e salve sua imagem. Como dito, não é obrigatório, mas é legal depositar os créditos da imagem e estes aparecem na mensagem Agradeça ao autor logo após a caixa de download solicitar confirmação. Para isso, basta você copiar Imagem de Xxxxx por Pixabay e colar como legenda da imagem baixada.
Caso vocês prefiram também, instalei um widget aqui mesmo no blog de acesso direto à página. Basta clicar no box na coluna à direita e serão diretamente redirecionados à página!

InShot

Um aplicativo muito simples e tranquilo de mexer, o InShot permite a edição de fotos e vídeos. Há também a versão paga (InShot Pro) que dá acesso a outras funcionalidades. É importante salientar que ao compor um vídeo vai aparecer a marca d'água do aplicativo, mas ela pode ser removida apenas assistindo um anúncio!
O único problema é que só pode ser instalado no celular, porém, sua interface é muito descomplicada. O aplicativo está disponível no GooglePlay.

Fotor

O fotor é um programa de edição de imagem online (também disponível como aplicativo).
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.everimaging.photoeffectstudio
A plataforma permite editar fotos, fazer colagens e criar desenhos, além de interagir com outros usuários. Na hora de produzir um design, não esqueça deste programa!

Canva

O site Canva é uma plataforma de design gráfico que permite aos usuários a criação de diferentes formatos de conteúdos visuais como gráficos de mídia social, convites, cartões, entre outros. Para acessar, basta criar uma conta ou entrar com o Gmail ou Facebook. 


 
Após feito o login, você pode começar acessando o botão criar um design ou selecionar um modelo já disponível na página inicial:


Após escolher e editar seu modelo, veja as opções de salvamento no botão baixar localizado no canto superior direito da página. Há diferentes opções de formato, incluindo pdf, jpeg e png. 
A plataforma está disponível tanto online quanto como aplicativo. Algumas funções estão disponíveis apenas para a versão Pro (versão paga), então é importante atenta-se ao simbolozinho de $ que aparece em algumas funcionalidades.

E vocês, já usaram alguma dessas plataformas? Têm alguma preferência? Deixe sua opinião aqui embaixo!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Oie! Essas dicas são sempre muito boas :) Já uso o Pixabay tem um tempinho, mas outros sites que gosto muito são os Pexels e Unsplash, são excelentes! :)
    Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aléxia! Que bom que gostou das dicas, gratidão pela interação e pela sugestão também! Não os conhecia, vou consultá-los também <3

      Abraçz

      Excluir

Sua interação é sempre bem-vinda!!
Deixe seu comentário acompanhado do link do seu blog que retribuo a visita!! E não esqueça de seguir também para acompanhar as atualizações!