Algumas teorias sobre aquisição da linguagem - parte 2

Motivo nº:n+145

Entendendo por que você fala:
Construtivismo

Olás!

Dando continuidade à série Algumas teorias sobre Aquisição da Linguagem, trago hoje um pouco sobre o Construtivismo. Lembrando que o objetivo desta série de postagens é trazer do meio acadêmico para a comunidade os estudos e pesquisas desenvolvidos, de forma descomplicada e acessível.
Na semana passada, falei sobre o Behaviorismo. Segue a programação completa para todas as quartas-feiras:
  1. Behaviorismo
  2. Construtivismo
  3. Sócio Interacionismo
  4. Cognitivismo Cultural
  5. Inatismo
    Vamos conferir?

    Imagem de Esi Grünhagen por Pixabay

    Construtivismo

    O que é?

    O Construtivismo é uma teoria proposta pelo psicólogo Piaget, o qual definiu que a linguagem é desenvolvida gradualmente, segundo os processos cognitivos da criança. Ou seja, o conhecimento é construído a partir da aplicação dos esquemas mentais do próprio ser humano, não sendo, portanto, simplesmente a imitação ou reprodução da realidade. Esse processo de construção envolve a interação constante entre o indivíduo e seu meio.

    Modelo de Aquisição

    Para Piaget, a criança nasce com um instinto de aprender e de entender o mundo e, para isso, possui um cérebro programado para definir padrões e buscar soluções perante um desafio, como a linguagem, por exemplo. Assim, para Piaget, a criança desenvolve a linguagem a partir de um sistema cognitivo funcional e através da sua interação com o meio.
    Ele propõe estágios de desenvolvimento cognitivo aos quais a linguagem está relacionada:

    1. Período sensório-motor (nascimento - 2 anos): noção de percepção de si mesmo e de um objeto a sua volta, é anterior à linguagem;
    2. Período pré-operatório (2 anos - 7 anos): domínio da linguagem e representação por símbolos;
    3. Período operatório concreto e de operações formais (7 anos - 12 anos): aquisição da lógica e da discriminação de objetos em suas similaridades e diferenças.

    Comentários

    A teoria construtivista, embora tenha gancho para explicar a aquisição da linguagem falada, é mais aplicada na área da educação, para a qual são propostas diferentes ferramentas que vão estimular a criança a construir seu próprio conhecimento.

    O que acharam? Deixem aqui nos comentários suas opiniões!


    Postar um comentário

    2 Comentários

    1. Menina, deu até saudade da graduação agora. <3

      Gostei que você trouxe tudo isso de forma acessível. :)

      Um beijo,
      Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
      Algumas Observações
      Projeto Escrita Criativa

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. <3 Fico muito contente que o texto te trouxe uma nostalgia boa, Fernanda! E também por ter gostado do conteúdo! A missão é exatamente essa: tentar fazer o possível para que essas teorias também façam parte da vida fora do meio acadêmico!
        Seja sempre bem-vinda!

        Abraçz

        Excluir

    Sua interação é sempre bem-vinda!!
    Deixe seu comentário acompanhado do link do seu blog que retribuo a visita!! E não esqueça de seguir também para acompanhar as atualizações!