Veja como se preparar para o Enem com estas 7 dicas

Motivo nº:n+143

Vença a quarentena e ainda se prepare para a prova que vai decidir a sua vida

Olás!


O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) publicou na última terça-feira (31) os editais referentes às versões impressa e digital do Enem 2020. O período de inscrição será de 11 a 22 de maio pelo Sistema Enem e, para aqueles que necessitem requerer a isenção da taxa de inscrição, está poderá ser solicitada a partir do próximo dia 6 de abril.
Muitas faculdades e universidades adotaram o Enem como parte do ingresso aos cursos. Esse é um momento muito importante, tanto para aqueles que estão no último ano do ensino médio quanto para aqueles que já saíram e possuem o comum o desejo de cursar o ensino superior.
Hoje trago aqui algumas das principais dicas para se obter um bom desempenho nesta prova que pode mudar a vida de quem vai prestá-la.

Imagem de Mira Cosic por Pixabay
 

Cuidados com o corpo e a mente

Essencialmente é preciso cuidar do corpo e da mente para não sofrer exaustão. De nada adianta se matar de estudar e chegar no dia da prova sem forças físicas ou psicológicas suficientes para dar o seu melhor. Então:

1) Estabeleça uma rotina saudável de sono. 
Opte por dormir mais cedo para acordar mais cedo. Uma noite saudável inclui um período de 8 a 10 horas de sono. Na véspera da prova, procure descansar para que esteja relaxado e concentrado ao realizá-la.

2) Mantenha uma alimentação balanceada. 
Comer alimentos nutritivos nos horários certos é uma atividade que auxilia na sua concentração ao estudar e, principalmente, na memorização do conteúdo estudado.

3) Tire um tempo para o lazer. 
Tire um dia da semana ou uma hora do dia para fazer algo que goste além dos estudos. Essa pausa ajuda a aliviar as pressões e preocupações.

Estudos

4) Crie uma rotina de estudos. 
Leia o Edital e saiba o que será cobrado em cada uma das provas. Com as matérias em mãos, organize um cronograma de estudos estabelecendo horários e dividindo durante os dias da semana. É importante colocar as disciplinas em períodos alternados. Isso torna seu estudo mais produtivo, uma vez que fazendo pausas entre os conteúdos é mais fácil absorver as informações.

5) Acompanhe as notícias tanto nacionais quanto internacionais. 
Há questões no Enem que vão além do conteúdo do Ensino Médio. Além disso, é preciso estar atento pois o tema da Redação na maior parte das vezes está relacionado a atualidades.

6) Leia muito e exercite a interpretação de textos e gráficos. 
É fundamental saber interpretar um texto (tanto nas provas do Enem, quanto na vida real, não é mesmo?). Saber interpretar enunciados, textos guias, gráficos e tabelas facilita para a resolução do problema proposto. Uma dica é ler bastante: o hábito da leitura permite que você interprete os textos e imagens com mais facilidade e em tempo ágil. No fim das contas, a prática da leitura vai te ajudar até mesmo a escrever uma redação mais fluida.

Imagem de tjevans por Pixabay

7) Estude provas anteriores. 
As provas seguem um padrão ao avaliar o conhecimento dos participantes. É interessante também que você cronometre a realização das questões para ter um maior controle do tempo. Com esse treino você estará ainda mais preparado para o grande dia. Há também sites, como o Blog do Enem, que disponibilizam gratuitamente simulados online com acesso ao gabarito. Aqui, uma dica é revisar as questões que errou.

8) Pratique a redação. 
Escreva o quanto puder sobre assuntos da atualidade seguindo os modelos pedidos pela prova.

No dia da prova

9) Verifique com antecedência o local e o horário de realização das provas.

10) Verifique os objetos que pode ou não levar (como canetas, aparelhos eletrônicos, etc).

11) Chegue com antecedência. 
Se você mora longe do local de realização, é importante redobrar a atenção com as formas para se chegar lá (horários de ônibus, engarrafamentos...)

12) Resolva primeiro as questões que sabe. 
Ao final da prova, é melhor chutar o que você não tem certeza do que o que você teria. Assim, é melhor não perder muito tempo com o que não sabe.

13) Faça primeiro a redação. 
A redação é muito importante, então adiante-se na sua realização para que possa realiza-la com mais calma.

14) Mantenha-se confiante e relaxado. 
Vai dar tudo certo! Se apavorar é pior. Foque no esforço dispendido e tenha certeza de que estará dando seu melhor!
 

Postar um comentário

0 Comentários