Criando móveis com caixote: um projeto

Motivo nº:n+156

Aguardando o isolamento social passar para obter os materiais. Mas se vocês já têm em casa, mãos à obra!



Olás!

A dica de hoje é sobre reutilização de materiais que temos nas nossas casas e que podem se tornar objetos super funcionais.

Antes de tudo, preciso dizer que gostaria de trazer aqui um DIY (Faça Você Mesmo) que eu tivesse testado e feito. Porém, com o isolamento social, não pude comprar os materiais necessários. Então este post fica como um projeto a ser realizado! Vamos lá?

Imagem de LuAnn Hunt por Pixabay

Criando móveis com caixotes de madeira


Caixotes de madeira podem ser encontrados para descarte em mercados e hortifrútis. Atenção: O recomendado para esse momento é que, caso você necessite ir a um mercado ou hortifrúti e tenha descarte de caixotes, lembre-se de fazer a higiene devida ao levá-lo para casa. Como é de madeira, a dica é aplicar álcool em spray por todo o caixote e deixá-lo ao sol.

Fazendo móveis de caixote


Algumas opções de móveis simples e fáceis de fazer com caixotes são armários, sapateiras, fruteiras e mesas de centro. Também podem ser feitos camas e sofás, porém é um processo mais elaborado, que envolve mais caixotes e mais materiais para que os móveis sejam firmes e resistentes.

Tenho dois caixotes em casa que já estão servindo como um miniarmário, onde estão ursinhos de pelúcia e uma plantinha. Mas quero ainda personalizá-los para dar mais cara de móvel a eles.

Imagem Pessoal

O que será preciso para esse projeto


Após algumas pesquisas buscando inspirações no Pinterest, vamos aos materiais:

  • Lixas grossas (grão 60)
  • Lixas finas (grão 220)
  • Tinta Látex PVA da cor de sua preferência
  • Pincel
  • Verniz (opcional)
  • Jornal (para forrar o chão evitando respingos)

As lixas grossas são indicadas para o início do processo. Após o lixamento do grosso da madeira, use a lixa fina para o acabamento final. 
A aplicação da tinta pode ser feita com uma ou duas mãos de tinta (duas é essencial para reforçar a cor). Caso ache necessário, use máscara e luva para lidar com a tinta. Deixe os caixotes pintados secando em local refrigerado. Após estarem secos, aplique o verniz.

Eu pretendo montar o armário apenas colocando um caixote sobre o outro, mas você pode também, se preferir, uni-los com pregos.


Este é o projeto de móvel que pretendo fazer terminando o isolamento social. E vocês o que acharam? Já fizeram algo parecido? Comente aqui embaixo!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Bem interessante este ponto de vista do artesanato!
    Eu também dou nova vida a coisas que já não uso...

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandra!
      Interessante, não é?! Sempre bom renovar, e mais legal ainda se pudermos reaproveitar o que já temos <3

      Abraçz

      Excluir

Sua interação é sempre bem-vinda!!
Deixe seu comentário acompanhado do link do seu blog que retribuo a visita!! E não esqueça de seguir também para acompanhar as atualizações!