6 motivos para você cursar uma faculdade

Motivo nº:n+157

Porque conhecimento e educação movem o mundo e nunca são demais!


Olás!


Sabemos que tudo está muito incerto devido a essa questão da pandemia e de todas as consequências que ela poderá nos trazer. Escrevi o post sobre como se preparar para o Enem consciente de que as provas poderão ou não acontecerem no segundo semestre.

Mas a vida não para, ela continua. E mesmo que este isolamento social seja por tempo indeterminado, ainda assim podemos sonhar e ter esperança de que tudo volte ao normal, mesmo com mudanças, principalmente as lições que a humanidade vai tirar com esse acontecimento.

Por isso, trago aqui hoje 6 motivos para se fazer uma faculdade. Antes de tudo, quero já adiantar que todas as segundas-feiras, no tema educação, trarei algo sobre a importância de adquirirmos conhecimento, seja do nível que for, salientando sempre que quanto mais conhecimento adquirimos, mais poder temos. Então, keep calm que ainda falarei sobre cursos técnicos, cursos de especialização, cursos livres e muito mais! 

Imagem de Kristine A por Pixabay

1) Senso crítico: questionar é viver

As atividades proporcionadas no ambiente acadêmico como pesquisas, escritas, debates, vivências em laboratórios, aprimoram a capacidade do aluno de se questionar sobre os acontecimentos do mundo que o cerca.
Diante dos fatos, dos pensamentos e das teorias, a pessoa que passou por uma graduação para a criticar com embasamento, a partir dos conhecimentos adquiridos, comparando e analisando as causas e consequências da situação.
Esse processo de aprimoramento do senso crítico habilita o estudante a argumentar com solidez, seja no próprio ambiente acadêmico, ao se apresentar numa entrevista de emprego ou ao realizar relatórios já estando no mercado de trabalho.

2) Crescimento pessoal: ampliação do conhecimento e troca de experiências


Um dos benefícios incontestáveis propiciado pela graduação é o crescimento pessoal. Ao fazer um curso superior, você pratica capacidade como disciplina, determinação e responsabilidades. Outro ponto são as experiências vivenciadas no meio que ampliam a visão de mundo do graduando.

Os desafios propostos durante a graduação, não só no âmbito do ensino, mas também no âmbito pessoal, são responsáveis por essa ampliação, já que envolvem tanto o aprendizado de coisas novas como a busca por resoluções de problemas. Tudo isso traz amadurecimento do indivíduo, uma marca que você levará para o resto da sua vida.

Além disso, o contato com pessoas diferentes também vai permitir uma extensa troca de experiências. Nessa troca, você vai aprender muito, sair da bolha, ver que o mundo é feito de diferenças, mas que elas podem se conversar entre si em busca de um objetivo comum.

3) Aumento da rede de contatos (networking)


Na graduação você faz contatos com uma pluralidade de pessoas. Seja entre seus colegas de estudos e seus próprios professores, as relações formadas durante a faculdade são laços que além de se firmarem sobre amizades verdadeiras, também são portas para indicações no mercado de trabalho.

Imagem de Reimund Bertrams por Pixabay

4)Carreira sólida e com mais oportunidades


A bagagem trazida pela graduação permite a você construir uma carreira sólida. O conhecimento específico e atualizado adquirido durante o curso, tanto em sala de aula quanto na realização de estágios ou trainee, aumentam as oportunidades e chances de conseguir se estabilizar numa carreira de sucesso.

Uma graduação também amplia a visão sobre o que você realmente quer fazer profissionalmente, pois vai mostrar na sua própria área de atuação setores que você nem imaginava existir. Assim, a construção do seu currículo se tornará mais específica, guiando você até mesmo para buscar uma especialização ou mestrado quando concluído o curso.

5) As possibilidades não param: concursos e empreendedorismo


O ensino superior abre vários caminhos: você pode cursar para conseguir um bom emprego, para continuar na carreira acadêmica como pesquisador científico, ou mesmo para ser aprovado numa vaga de concurso ou aprimorar estratégias para montar seu próprio negócio.



6) Rendimento financeiro


Segundo pesquisas do IBGE e da OCDE, um empregado com ensino superior pode ganhar em média de duas a três vezes mais do que o salário de um trabalhador que possui apenas o ensino médio, tão somente pela formação de seu currículo.

As empresas tendem a pagar um salário maior como uma forma de recompensar os anos cursados e o conhecimento acumulado. Além disso, há aquelas em que em seus planos de cargos e carreiras o profissional graduado está em nível hierárquico superior ao formado no ensino médio, o que garante melhores salários e consequentemente melhores condições de vida.
Embora todos os tipos de trabalho devam ser valorizados da mesma maneira, pois são extremamente essenciais para todos, essas diferenças são reais e, por isso, quem pode fazer um curso superior deve levar os estudos a sério, pois pode significar uma estabilidade financeira duradoura. 

E vocês, o que acham sobre fazer um curso superior? O que acham mais importante? Já fizeram ou têm vontade de fazer? Participe aqui nos comentários!

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Eu amei as suas dicas, eu recentemente terminei a faculdade e me sinto muito feliz e realizada com tudo isso. As conquistas espero obtê-las depois desse isolamento social.
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lady!
      Fico muito contente com sua realização! Realmente, passar por uma faculdade pode trazer resultados prósperos. Também estou aguardando pelas minhas quando o isolamento social acabar, aí sim poderemos por em prática o que aprendemos <3 (e imagino que também será uma sensação incrível!)

      Abraçz

      Excluir
  2. Olá!
    Gostei dos motivos para cursar a faculdade mas, temos muitas opções de cursos que são válidos e acho maravilhoso quando as pessoas desejam e lutam para estudar.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa!
      Sim, sim, concordo com você! Além da faculdade temos outras opções de instrução muito válidas também. O importante é buscar sempre aprender e se qualificar! Conforme o post, pretendo ainda publicar sobre outras dessas opções, então, fique ligada por aqui ;)

      Abraçz

      Excluir

Sua interação é sempre bem-vinda!!
Deixe seu comentário acompanhado do link do seu blog que retribuo a visita!! E não esqueça de seguir também para acompanhar as atualizações!