Profissão mulher: 6 profissões que as mulheres passaram a atuar

Motivo nº:n+154

Quando ocupar espaços não necessariamente significa o fim do preconceito



Olás!


Prontas e prontos para falar sobre a mulher e o mercado de trabalho hoje? Num resumo rápido vamos recapitular alguns pontos da história da mulher no mercado de trabalho:

  • A relação entre a mulher e o mercado de trabalho começou com as I e II Guerras Mundiais (1914-1918 e 1939-1945) em que, dado que os homens iam para as batalhas, as mulheres passaram a assumir as responsabilidades da casa e dos negócios. Após o fim das guerras, com a morte de muitos homens ou com a invalidez dos que sobreviveram, as mulheres deixaram de vez suas obrigações com o lar e os filhos para seguir em frente e garantir o sustento da casa.

  • No século XIX, com o avanço no desenvolvimento industrial, grande parte da mão-de-obra feminina foi redirecionada para as fábricas
  • Algumas leis, desde então, passaram a contemplar também às mulheres, como equidade do salário, estabelecimento de jornadas de trabalho justas, proteção em caso de gravidez, dentre outras. 

Entretanto, essas conquistas não necessariamente se faziam valer na prática (e nem se fazem até hoje, cá entre nós).

Mesmo com tanto avanço e conquistas, a mulher ainda tem que enfrentar o preconceito. Quem nunca notou a discriminação velada, seja num deboche por colegas de trabalho, numa conversa em que a opinião feminina não é levada a sério ou mesmo na tradicional frase do “ela está se dando bem no emprego, com certeza está saindo com o chefe”. 
Além de tudo isso, ainda há as profissões “de homem”. Porém, lado a lado à ascensão da mulher no mercado de trabalho estava o acesso à instrução. Com acesso ao conhecimento, a mulher passou a enfrentar as divisórias machistas e ocupar espaços. 
Hoje, trago aqui 10 profissões que antes eram consideradas estritamente “masculinas”, mas que hoje são protagonizadas por mulheres. Escolhi aquelas que contemplassem a realidade da maioria das mulheres brasileiras, pois como sabemos, além do fator gênero, há também o fator condição social e muitas profissões ainda estão diretamente ligadas a quanto você pode investir para exercê-la.

Imagem de Yerson Retamal por Pixabay
 

6 profissões ditas "masculinas" atuadas por mulheres


1) Engenheira. Embora ainda uma minoria, a participação feminina tem aumentado em praticamente todas as engenharias, incluindo a civil, mecânica, elétrica e de produção. 

2) Frentista. Esta profissão, que era muito mais voltada para o gênero masculino, passou a integrar também a vida de muitas trabalhadoras.

3) Fretadora. Trago um exemplo vivido. Sempre procuro dar prioridade a serviços prestados por mulheres. Minha tatuagem foi feita por uma mulher e, no momento em que precisei de um frete de mudança foi com uma mulher que contratei o serviço. Conversando com ela, a mesma disse que estava cansada de solicitar serviços de homens que cobravam preços exacerbados por ela ser mulher ou davam cantadas. Então, pensando que essas situações podiam acontecer com outras mulheres, ela mesma passou a oferecer os serviços.

4) Motorista. Esse é um lugar conquistado com unhas e dentes, afinal de contas, infelizmente, a ideia de que “mulher no volante, perigo constante” ainda é muito difundida e acreditada por aí.

5) Política. Segundo dados da Inter-Parliamentary Unior, o Brasil é um dos países com pior representatividade feminina na política. Entretanto, mesmo em minoria, a bancada feminina segue firme nas câmaras.

6) Técnico Industrial e em Informática. Cargos como eletricista, mecânica, mecatrônica e nas áreas de construção estão sendo mais ocupados por mulheres. Embora não sejam números significativos, as turmas em escolas de ensino técnico contam com presenças femininas, mais do que antes, quando as turmas eram totalmente masculinas. O mesmo acontece para as áreas de tecnologia da informação.

Por fim, como nem tudo são flores e muito embora a mulher possa hoje atuar em algumas dessas profissões, ficam algumas dicas para lidar com o preconceito: 

  • Aprender sempre: buscar se instruir é a chave, afinal de contas, conhecimento é poder. 
  • Ser confiante e manifestar sua presença: ter consciência de suas capacidades e acreditar nelas permite maior segurança para se expressar e, consequentemente, se comunicar. 
  • Estar preparada para reagir: o machismo está por aí, é preciso se antecipar para saber como lidar frente aos comentários inconvenientes e desrespeitosos.  
  • Conscientizar: é triste que as dicas são um reflexo de como as responsabilidades sempre sobram para a mulher. É ela quem tem que saber lidar com tudo no fim das contas. Então, essa seria a dica de ouro, senão a principal: é preciso que haja respeito e consciência antes de tudo, principalmente por parte dos homens.

E vocês? Conhecem mais alguma profissão que passou a ser atuada por mulheres? O que acham dessa relação mulher X mercado de trabalho? Deixem suas opiniões nos comentários!
 

Postar um comentário

0 Comentários