Comida Mineira vs. Comida Paulista: tem diferença?

Motivo nº:n+160

Um relato sobre as diferenças entre a culinária desses dois estados

Olás!

Depois de um tempo sem postar, aviso que voltamos à programação normal! Na verdade não tão normal assim...
Esse período sem posts foi justificado por algumas alterações que estava (ainda estou) fazendo no que diz respeito à estrutura do blog. Os cursos da RockContent mexeram comigo, de forma que resolvi aplicar o que aprendi no blog todo. Agora, pensa num trabalho ajustar mais de 150 posts! Pois é, não estou nem na metade, mas estava com saudades de escrever e cá estou.
Hoje vamos falar sobre a diferença na culinária mineira e na culinária paulista. Me lembro, quando ainda morava em Minas, todo o aclame que as pessoas tinham pela comida mineira, seja nas matérias da televisão ou em comentários na internet.

Imagem de Martin Vorel por Pixabay 

Até então, nunca tinha comido de fato uma comida de outro estado, mas para mim a comida mineira não tinha nada de mais. Olhando agora, acho que isso se aproxima muito da questão do sotaque, o famoso "eu não tenho sotaque", quando toda região brasileira tem a sua e cada pessoa só não percebe por uma questão de costume e porque convive com outras pessoas que falam como ela (o que, assim, dá a falsa impressão de que não se tem sotaque - ou de que, trazendo para o assunto do post, a comida da terrinha é comum, sem nada de especial).
Me lembro de uma situação específica, quando já estava em São Carlos, em que uma das minhas supervisoras de estágio comentou sobre como a comida mineira era diferente e se eu não tinha saudades. Como comia no Restaurante Universitário, e lá nem sempre a comida era boa, eu não tinha muito um parâmetro para comparar: para mim, a comida que minha mãe fazia era comum. Gostosa, mas nada além do normal.
Então fui morar com meu namorado, que é de São Paulo capital. Então tudo começou a fazer sentido!
Por isso, hoje, trago aqui as principais diferenças entre a comida mineira e a comida paulista, confira abaixo!


Comida Mineira vs. Comida Paulista


1. Tempero

A comida que eu estava acostumada a comer em Minas era temperada basicamente com alho e cebola, no máximo um molhinho de pimenta que era colocado como acessório. A comida que estou comendo agora, originária de São Paulo, é feita com os mais variados temperos.Tem tempero específico para cada coisa.
Imagem de Barbara Rosner por Pixabay 

2. Bolos

O famoso bolo-de-bolo, que é aquele bolo tradicional sem um sabor específico, não tem muita vez para os paulistas. Sempre se dá um jeito de fazer um bolo de algum sabor (seja chocolate ou mesmo de cenoura), ou de se colocar calda ou recheio (ou os dois juntos).
Imagem de Manfred Richter por Pixabay 

3. Café da manhã/lanche da tarde

Enquanto em Minas exploramos os pães nos seus diferentes formatos nessas refeições (pão de leite, pão de queijo, forró, entre outros), em São Paulo o famoso pingado é de lei: pão francês com margarina e leite (com café ou achocolatado).

Essas foram as principais diferenças que notei ao me mudar oficialmente de estado. Claro que, por ser um relato pessoal, deve haver mais diferenças além destas, que não notei por uma questão cultural. Até mesmo, pode haver paulistas com costumes que eu julguei mineiros e mineiros com os que julguei paulistas. 
Mas essa mudança me mostrou que realmente há algumas diferenças (que cá para nós, não critico, até fico feliz por estar experimentando coisas novas e tendo a oportunidade de mostrar meus costumes também!).

Se você é de Minas ou SP, deixe sua opinião se concorda ou não com as diferenças listadas! E se for de outro estado (ou até mesmo de outro país) comente aqui embaixo quais as diferenças que você percebe entre a culinária do seu local e a dos outros!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Olá! Realmente andava a estranhar a ausência, ainda bem que é por um bom motivo!
    Quanto ao tema do post, já estou de água na boca! Aqui em Portugal temos um pouco espalhados por todo lado restaurantes brasileiros, não sei se fazem a comida exactamente como no Brasil, mas gostamos muito.
    Por cá, na nossa gastronomia sim existem várias diferenças, na maneira de confeccionar, de temperar, cada lugar tem a sua maneira!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que máximo, Sandra! Fiquei curiosa para saber sobre os restaurantes brasileiros aí em Portugal e também com vontade de provar da vossa gastronomia *-* sempre que você posta alguma receita fico maravilhada!

      Abraçz

      Excluir

Sua interação é sempre bem-vinda!!
Deixe seu comentário acompanhado do link do seu blog que retribuo a visita!! E não esqueça de seguir também para acompanhar as atualizações!