10 dicas de sucesso para você conseguir um estágio na sua área de graduação e um case (pessoal) de sucesso

Motivo nº:n+161

Confira agora como ter sucesso para estagiar na sua área com essas dicas que, se funcionaram para mim, funcionarão para você!


ATENÇÃO! Todas as dicas foram pensadas num contexto fora da pandemia. Troque as conversas ao vivo por conversas via e-mail e as presenças por buscas online. Fique em casa!

Olás!

Já falei aqui no blog que um dos meus maiores medos ao entrar para a faculdade era conseguir realizar um estágio na área.
O fato do meu curso ser em Linguística, então, dobrava meu pavor, pois é um curso recente, grande parte do mercado de trabalho ainda não o conhece. Até mesmo concursos com vagas cuja descrição compete a um linguista, têm como requisito a formação em Letras ou em Jornalismo, por exemplo, mas nunca em Linguística.
Foi no terceiro ano em que comecei a já ficar atenta a como me inseriria no mercado de estágios. Devo lembrar aqui de algo que foi essencial para que eu me tranquilizasse e soubesse por onde começar: um relato de uma veterana minha sobre estágios em um storie no Instagram. Segundo ela uma das principais dicas era não se sentir inseguro e, sim, se arriscar. A partir daí comecei a tomar mais confiança e seguir em frente.
Aqui hoje trago algumas dicas de sucesso dessa veterana e outras pessoais para você conseguir um estágio na sua área de graduação, contando com detalhes sobre como foi o processo para mim. Confira a seguir!

Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay 

Conseguindo um estágio na área: 10 dicas de sucesso

1. Sinta-se seguro da graduação que cursa

Reforço aqui a dica principal que vi no post sobre não se sentir inseguro. É no estágio que você vai aplicar seus conhecimentos adquiridos na faculdade. Portanto, é preciso segurar nas mãos do conhecimento e enfrentar o mercado. Pense que você não vai fazer algo que não está preparado. Você está  e muito bem preparado por sinal. Considere tudo o que leu, os trabalhos que fez e apresentou e, dessa forma, se sinta munido como um candidato a exercer a profissão que escolheu.

2. Conheça seu mercado

É muito importante que você saiba o seu nicho de atuação. Descubra empresas que se encontram na sua área e se essas empresas oferecem a modalidade de estágio. Visitar  feiras de profissões também é essencial. Explore os ramos, atuações e arrisque-se!

3. Converse com veteranos

É muito mais fácil conversar com aqueles que já passaram pela situação. Por isso, é essencial que você se comunique com seus veteranos de curso. Busque dicas e conselhos. Esta comunicação, muitas vezes, pode até propiciar a uma rede de contatos, assim, deixe o orgulho de lado e peça para que, caso saibam de algo, te informem (ou mesmo te indiquem).

4. Converse com seus professores

Esta dica segue a dica anterior: comunicação é tudo. Converse com seus professores sobre as oportunidades de mercado. Esse assunto abre portas para você demonstrar sua preocupação e interesse em realizar um estágio. Com os professores, é melhor ainda se você vender seu peixe. A rede de contatos deles é maior e as oportunidades de indicação também.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

5. Organize um portfólio

Os trabalhos desenvolvidos, seja profissionais ou ao longo do próprio curso, podem ser reunidos em portfólios. Há várias possibilidades: portfólios online (como o Behance, por exemplo), impressos ou em pdf. Nele você pode expor os trabalhos mais relevantes produzidos por você. 

6. Mantenha seus currículo atualizado

Um bom profissional, seja numa candidatura à estágio ou à emprego formal ou informal, deve sempre apresentar um currículo completo com suas experiências, formação, participação em projetos e atividades de extensão. Toda atividade participada que envolva aquilo que será desenvolvido numa vaga deve ser considerada, afinal de contas a participação é válida como experiência, ali há um conhecimento aplicado à prática.

7. Faça cursos além da graduação

É fundamental se atualizar sempre. Cursos extras são ótimos complementos para seu currículo e formação e contam pontos relevantes numa análise de candidatura por uma empresa.

8. Participe de eventos acadêmicos

Seguindo a dica anterior, marcar presença em eventos acadêmicos, além de contribuir para sua formação, coloca você à vista, permitindo fazer contatos ao mesmo tempo que adquire conhecimento.

9. Envie currículos sempre que tiver oportunidade

Ao localizar uma vaga que esteja de acordo com o seu perfil, não hesite em enviar seu currículo. Essa é a dica que considero de ouro, como você verá no case mais abaixo. Envie e lembre-se também que um bom texto de e-mail acompanhando o anexo é uma perfeita carta de apresentação da sua pessoa. É importante que este texto destaque suas competências, mas que também seja sucinto, incitando para o conteúdo do seu currículo.

10. Ative notificações de vagas

Sites como o LinkedIn são fontes de vagas, além de uma ótima maneira para se formar redes de contatos. Assim também é com grupos de vagas no Facebook ou em outras redes sociais. Ative as notificações de vagas, filtrando de acordo com seu perfil e, desse modo, estará sempre informado.

Bônus: Case (pessoal de sucesso)

Trago por experiência própria como consegui meu estágio na área. Já comentei aqui no blog e repito neste post que segui às recomendações de uma veterana minha de curso. 
Fiquei ligada no grupo de Linguística da UFScar no Facebook, atenta a todas as postagens de vagas de estágio e a cada oportunidade encaminhava meu currículo com um bom texto de apresentação. Fui chamada para duas entrevistas, uma numa editora e a outra no Dicionário Informal. E, assim, consegui o estágio dos meus sonhos!

Gostaram? Comentem aqui embaixo suas experiências com estágios ou compartilhem esse post com amigos!


Postar um comentário

1 Comentários

Sua interação é sempre bem-vinda!!
Deixe seu comentário acompanhado do link do seu blog que retribuo a visita!! E não esqueça de seguir também para acompanhar as atualizações!