Motivo nº:n+162
Um papo sobre o uso de palavras-chave numa estratégia de SEO
Já falei por aqui sobre minha batalha para divulgação do blog e também que os cursos da RockContent mexeram comigo em questão de explorar o mundo do Marketing Digital.
Pois bem, hoje trago aqui um pouco sobre como o uso correto de palavras-chave nos posts pode aumentar o ranqueamento do seu site. Vamos começar entendendo os conceitos básicos, como funciona e como aplicar. Preparados para mais um post de dicas para blog? Vem comigo!
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Imagem de Shahid Abdullah por Pixabay |
O que é ranqueamento?
Para falar sobre ranqueamento, precisamos falar também sobre indexação.Quando você produz um conteúdo, motores de busca como o Google avaliam esse conteúdo e o inserem num índice, ou seja, num catálogo de buscas desse motor. Esse processo é chamado indexação. Para que um conteúdo seja indexado, ele deve ser de qualidade e seguir alguns requisitos básicos. O uso de palavras-chave é um deles.
Porém, não basta usar de qualquer modo as palavras-chave em seu blog, como também não basta ter seu conteúdo indexado num motor de busca. É preciso que, nesse índice, seu conteúdo esteja numa boa posição, pois uma boa posição aumenta a possibilidade de que mais pessoas visitem seu site e leiam o que você produz! E ao processo de definir qual a posição do blog no índice dá-se o nome de ranqueamento.
Palavras-chave: o que é e por que usar?
Quando escrevemos algo, precisamos pensar que este algo está sendo escrito para ser lido. Assim, é preciso pensar no nosso leitor, em quem vai ler o conteúdo e, portanto, se o conteúdo atende às expectativas desse leitor. As palavras-chave têm a função de especificar aquilo que seu público está procurando. Elas definem a dúvida que vai levar o leitor a ler seu texto.Como usar?
Estabeleça as principais palavras-chave referentes ao conteúdo que quer produzir listando em até 50 palavras. Depois, faça um teste de volume para cada palavra. Você pode usar o Google Keyword Planner ou o BuzzSumo, ambas são ferramentas gratuitas que te permitem, respectivamente, verificar qual a quantidade de ocorrências de buscas por essas palavras na internet, além dos conteúdos mais compartilhados sobre a busca na web. Com os dados em mãos, prefira usar aquelas palavras que têm alto volume de relevância.![]() |
Imagem de Eric Binder por Pixabay |
Onde usar?
Você pode colocar a(s) palavra(s)-chave:- na sua URL;
- no título do seu post;
- no corpo do texto pelo menos uma vez sendo indicado o uso na introdução;
- na alt tag da imagem.
Atenção!
Motores de busca como o Google têm passado por atualizações que sabem reconhecer quando um conteúdo tem mais qualidade do que quantidade. Por isso, produzir um conteúdo relevante e atrativo em que o emprego de palavras-chave seja coerente pode aumentar ainda mais as chances de um bom posicionamento do seu blog no ranking de um motor de busca, do que um conteúdo em que é feito uso excessivo e repetitivo de palavras-chave apenas com objetivo de ranquear.Bônus: Produzindo conteúdo de qualidade
Como um bônus, trago aqui um checklist rápido para a produção de um conteúdo que facilmente será notado como de qualidade no ranqueamento por um motor de busca. Vamos lá:- valorize os títulos e intertítulos do texto;
- produza conteúdo original;
- busque fontes alternativas para a elaboração de palavras-chave (como fóruns e redes sociais);
- explore o uso de sinônimos.
E isso é tudo por ora. Explorando essa área do Marketing Digital tenho percebido que há sempre o que aprender. Por isso, fiquem ligados no blog, pois haverá mais posts sobre o tema com mais descobertas e mais dicas!
E você, já sabia dessa estratégia? Já usou ou usa? Deixe aqui nos comentários!
2 Comentários
Adorei suas dicas, muito valiosas para todas nós!
ResponderExcluirVou aproveitar e seguir cada dica para aumentar as visitas em meu blog.
Beijos.
Diário da Lady
Que interessante!
ResponderExcluirEu tento ter cuidado nos títulos dos posts e também nos hastags que uso.
Beijos e abraços.
Sandra C.
bluestrass.blogspot.com
Sua interação é sempre bem-vinda!!
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