Por que otimizar as palavras-chave dos seus posts pode aumentar o ranqueamento do seu blog

Motivo nº:n+162

Um papo sobre o uso de palavras-chave numa estratégia de SEO

Olás!

Já falei por aqui sobre minha batalha para divulgação do blog e também que os cursos da RockContent mexeram comigo em questão de explorar o mundo do Marketing Digital.
Pois bem, hoje trago aqui um pouco sobre como o uso correto de palavras-chave nos posts pode aumentar o ranqueamento do seu site.  Vamos começar entendendo os conceitos básicos, como funciona e como aplicar. Preparados para mais um post de dicas para blog? Vem comigo!

Imagem de Shahid Abdullah por Pixabay 

O que é ranqueamento?

Para falar sobre ranqueamento, precisamos falar também sobre indexação
Quando você produz um conteúdo, motores de busca como o Google avaliam esse conteúdo e o inserem num índice, ou seja, num catálogo de buscas desse motor. Esse processo é chamado indexação. Para que um conteúdo seja indexado, ele deve ser de qualidade e seguir alguns requisitos básicos. O uso de palavras-chave é um deles. 
Porém, não basta usar de qualquer modo as palavras-chave em seu blog, como também não basta ter seu conteúdo indexado num motor de busca. É preciso que, nesse índice, seu conteúdo esteja numa boa posição, pois uma boa posição aumenta a possibilidade de que mais pessoas visitem seu site e leiam o que você produz! E ao processo de definir qual a posição do blog no índice dá-se o nome de ranqueamento.

Palavras-chave: o que é e por que usar?

Quando escrevemos algo, precisamos pensar que este algo está sendo escrito para ser lido. Assim, é preciso pensar no nosso leitor, em quem vai ler o conteúdo e, portanto, se o conteúdo atende às expectativas desse leitor. As palavras-chave têm a função de especificar aquilo que seu público está procurando. Elas definem a dúvida que vai levar o leitor a ler seu texto.

Como usar?

Estabeleça as principais palavras-chave referentes ao conteúdo que quer produzir listando em até 50 palavras. Depois, faça um teste de volume para cada palavra. Você pode usar o Google Keyword Planner ou o BuzzSumo, ambas são ferramentas gratuitas que te permitem, respectivamente, verificar qual a quantidade de ocorrências de buscas por essas palavras na internet, além dos conteúdos mais compartilhados sobre a busca na web. Com os dados em mãos, prefira usar aquelas palavras que têm alto volume de relevância.

Imagem de Eric Binder por Pixabay 

Onde usar?

Você pode colocar a(s) palavra(s)-chave:

  • na sua URL;
  • no título do seu post;
  • no corpo do texto pelo menos uma vez sendo indicado o uso na introdução;
  • na alt tag da imagem.


Atenção!

Motores de busca como o Google têm passado por atualizações que sabem reconhecer quando um conteúdo tem mais qualidade do que quantidade. Por isso, produzir um conteúdo relevante e atrativo em que o emprego de palavras-chave seja coerente pode aumentar ainda mais as chances de um bom posicionamento do seu blog no ranking de um motor de busca, do que um conteúdo em que é feito  uso excessivo e repetitivo de palavras-chave apenas com objetivo de ranquear.

Bônus: Produzindo conteúdo de qualidade

Como um bônus, trago aqui um checklist rápido para a produção de um conteúdo que facilmente será notado como de qualidade no ranqueamento por um motor de busca. Vamos lá:

  • valorize os títulos e intertítulos do texto;
  • produza conteúdo original;
  • busque fontes alternativas para a elaboração de palavras-chave (como fóruns e redes sociais);
  • explore o uso de sinônimos.

E isso é tudo por ora. Explorando essa área do Marketing Digital tenho percebido que há sempre o que aprender. Por isso, fiquem ligados no blog, pois haverá mais posts sobre o tema com mais descobertas e mais dicas! 

E você, já sabia dessa estratégia? Já usou ou usa? Deixe aqui nos comentários!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Adorei suas dicas, muito valiosas para todas nós!
    Vou aproveitar e seguir cada dica para aumentar as visitas em meu blog.
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  2. Que interessante!
    Eu tento ter cuidado nos títulos dos posts e também nos hastags que uso.

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua interação é sempre bem-vinda!!
Deixe seu comentário acompanhado do link do seu blog que retribuo a visita!! E não esqueça de seguir também para acompanhar as atualizações!