Curso técnico: por que fazer? 7 motivos para você se qualificar + quais as principais áreas

Motivo nº:n+165

Saiba quais os principais motivos para você cursar um curso técnico e se destacar no mercado de trabalho


Olás!

Como prometido no post 6 motivos para você cursar uma faculdade, trago aqui hoje as vantagens de se fazer um curso técnico. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Por isso qualificar-se é quase que obrigatório se você quer obter sucesso na sua carreira.
Um curso técnico pode ser o caminho para quando se finaliza o Ensino Médio e não se quer ou não é possível seguir na faculdade. Optar por um curso desse nível também auxilia a complementar o currículo se você está à procura de emprego.
Saiba agora quais são as principais vantagens de se cursar um curso de nível técnico e quais são alguns eixos tecnológicos disponíveis no Brasil!

Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay

X razões que vão fazer você optar por um curso técnico

Mercado de trabalho cheio de possibilidades e retorno financeiro

As chances de se encontrar um emprego na área de atuação para a qual o curso técnico a ser escolhido se destina são altas. O mercado, que antes priorizava profissionais com formação superior, hoje abrange seus quadros também para profissionais técnicos. Além disso, as remunerações representam um ótimo retorno financeiro.

Compromisso profissional

Ao longo de um curso técnico, o aluno se prepara para o mercado de trabalho, não só adquirindo conhecimentos teóricos e práticos, mas também amadurecendo sua mente para enfrentar os desafios diários e as responsabilidades que um emprego trazem

Teoria e prática caminhando juntas

E por falar em teoria e prática, na formação técnica elas caminham juntas. Pode-se dizer mesmo que o foco de um curso desse nível é a parte prática, aprendizado que vai ambientar o estudante à profissão ali mesmo, no laboratório.

Cedo início na vida profissional

Para os alunos que ainda estão no Ensino Médio, o curso técnico pode ser feito de modo concomitante o que possibilita ao estudante uma formação adiantada, com maiores oportunidades de emprego logo após terminar o 2º grau.

Tempo para se decidir

Se o problema é indecisão, fazer um curso técnico pode te dar tempo para analisar qual a profissão a seguir enquanto estuda e garante uma certificação. Ao final do curso você estará mais preparado para decidir se persiste na área escolhida ou se segue outro caminho. De qualquer maneira estará certificado e apto para conseguir um emprego!

Formação em menos tempo

O tempo para pensar é uma consequência do período de formação que, no técnico, é mais curto que o período da graduação. Assim, alcançar um emprego torna-se algo ainda mais rápido.

Ingresso acessível

Os valores variam de um curso para o outro, entretanto, as mensalidades são menores do que as de uma faculdade. Além disso, há também programas de gratuidade que oferecem cursos técnicos como os do sistema SENAI e SENAC.

Bônus: Quais as principais áreas!

Saiba quais são as áreas nas quais os cursos técnicos brasileiros estão divididos. Confira no infográfico abaixo ;)

Principais Áreas - Cursos Técnicos no Brasil

Conhece alguém que está em dúvida sobre o que fazer para se qualificar e obter sucesso na vida profissional? Compartilhe este post! Não se esqueça de comentar o que achou aqui embaixo!

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Olá! Acho bacana fazer cursos e descobris aos poucos a sua carreira. O que quer fazer durante um tempo ou por toda a vida, podemos mudar de curso e nos adaptar ao mercado diversas vezes e isso é importante e acho que cursos fazem muito bem. Excelente post.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas! Isso ajuda a entender seu perfil profissional para seguir a melhor carreira.
    Tem post novo no blog - adoraria sua visita :)
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Núbia!
    Eu não fiz o técnico, mas - mesmo já sendo graduada -, tenho vontade de alguns dos cursos. Minha irmã fez o de nutrição e dietética e isso ajudou bastante não só a conseguir um trabalho, mas também facilitou muito os estudos na graduação (que tbm foi de nutrição).
    Acho que as suas dicas são ótimas! Estava falando sobre isso com os meus alunos do 3º médio. Os pais botam mta pressão para a graduação e eles poderiam fazer um técnico para entender se a carreira é essa mesma, antes de ir para a universidade em si. Enfim, são muitos os caminhos.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir

Sua interação é sempre bem-vinda!!
Deixe seu comentário acompanhado do link do seu blog que retribuo a visita!! E não esqueça de seguir também para acompanhar as atualizações!