Quais são as mulheres líderes de Estado que saíram na frente no combate a Covid-19 e o que elas fizeram

otivo nº:n+164

Países liderados por mulheres têm melhor desempenho no combate ao coronavírus durante a pandemia. Saiba quem são essas mulheres e o que elas fizeram



Olás!

Durante esse período de pandemia alguns países têm se destacado no combate ao coronavírus. Curiosamente, o que estes países têm em comum é que são todos administrados por líderes femininas
Embora haja outros fatores como os econômicos e sociais que beneficiem estes países, não se pode negar que mais uma vez temos a mulher com papel importante nessa jornada. Inclusive já trouxe aqui no blog sobre as profissionais da saúde, que estão nalinha de frente do combate à covid-19
A tendência pode estar relacionada às experiências de vida pelas quais as líderes passaram quanto aos papéis e responsabilidades impostos socialmente às mulheres. Dessa forma, essas experiências podem influenciar diretamente em suas decisões.
Para registro e reforço da importância das mulheres na nossa sociedade, trago aqui hoje alguns países e suas líderes de Estado que, com propostas que colocam a vida de seus habitantes em primeiro lugar, tiveram destaque no enfrentamento da Covid-19. Confira agora as 5 mulheres que superaram a crise do coronavírus e salvaram seus países!
De cima para baixo, da esquerda para a direita: Jacinda Ardern, Erna Solberg, Sanna Marin, Angela Merkel e Tsai Ing-wen

5 mulheres, 5 países: saiba quem foram e o que fizeram

1. Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia

O país apresenta uma baixa taxa de letalidade e isso pode estar diretamente relacionado à implementação de medidas rígidas pela primeira-ministra, Jacinda Ardern. As medidas envolveram fechamento total das fronteiras, isolamento social e testes em massa, tudo isso logo quando recebeu as primeiras informações sobre a Covid-19.
Com foco em eliminar a curva ao invés de achatá-la, Jacinda comunicou a população do seu país, através de live no Facebook, sobre seu plano de enfrentamento e pediu a união de todos para que saíssem juntos da crise. As ações deram resultados: os números de novos casos diários caíram e o de mortes até o dia de hoje era de 21.

2. Erna Solberg, primeira-ministra da Noruega

A quarentena no país foi estabelecida pela primeira-ministra Erna Solberg desde o dia 13 de março, com risco de prisão em caso de violação das regras. A punição envolve 15 dias de prisão para quem ter contato íntimo, ficar a menos de dois metros de distância de outra pessoa e por mais de 15 minutos. O isolamento resultou na diminuição das taxas de propagação do vírus.
Quanto à questão econômica, foram destinados algo em torno de 10 bilhões de euros às empresas do país pelo governo, que também se responsabilizou pelas despesas trabalhistas. Medidas também foram tomadas quanto à aplicação de impostos e tributos aos trabalhadores autônomos e sobre folhas de pagamento: as cobranças foram adiadas.

3. Sanna Marin, primeira-ministra da Finlândia

A estratégia usada pela primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, envolveu o auxílio das redes sociais e de influenciadores digitais, que promoveram a disseminação consciente de informações e medidas de combate ao coronavírus.
Com incentivo do governo, a população logo se informou da situação e aderiu ao isolamento social coletivo, o que contribuiu para as baixas taxas de disseminação e de morte pela doença.

4. Angela Merkel, chanceler alemã

As medidas adotadas por Merkel prezaram pela defesa da saúde, envolvendo distanciamento entre pessoas com a proibição de encontros e reuniões com mais de duas pessoas, além da aplicação de testes em massa.
Embora seja um dos países mais afetados pela doença, o modo como a chanceler guiou os procedimentos de precaução, sempre pautados na ciência e nas orientações médicas, permitiu que o país registrasse um número maior de curados do que de doentes e mortos.

5. Tsai Ing-wen, presidente de Taiwan (China) 

O país, que embora faça parte da República da China, possui, na prática, independência de governabilidade, assumida atualmente pela presidente Tsai Ing-wen, que agiu rapidamente ao perceber a gravidade da crise logo na virada do ano. As primeiras medidas envolveram a execução de inspeções sanitárias rigorosas nos voos advindos da cidade de Wuhuan, foco inicial da presença do coronavírus.
Com a acentuação da crise, o governo fechou definitivamente as fronteiras e aumentou a produção de equipamentos e máscaras em um número que permitiu até mesmo a doação para países mais afetados pela Covid-19.

"Por dia" mostra os novos casos informados desde o dia anterior.
Fonte: Google. Atualizados em 24/05/2020 às 12h p.m.

Vimos que medidas simples são super efetivas quando são coerentes. De fato, os países elencados possuem seus altos níveis econômicos. Porém, de nada adiantariam esses níveis se os países fossem mal administrados.

Gostou do post? Sentiu-se contemplada? Comente aqui embaixo e compartilhe com os amigos!

Postar um comentário

0 Comentários