Olhemos: por que somos julgados e julgamos?

Motivo nº:n+77

Lei da atração. Impressões. Tarde de verão em pleno inverno. Empatia.

A tarde de hoje estava perfeita, como as tardes de verão quando eu voltava da escola. E o melhor: é inverno.
Estes dias estive meio para baixo. Afinal, quem nunca, não é mesmo? E até por este ser um blog sobre felicidade, decidi refletir o motivo pelo qual fui atacada do nada por uma vontade de chorar antes de dormir e um sentimento esquisito de desânimo. Afinal,² a vida não é só flores, mas pode ser, concordemos.
Sentimentos aleatórios que perturbam como medo, desânimo e irritabilidade, quando observados deixam de existir.
Medo é algo criado pela mente. Nada é nosso nessa vida, não temos domínio sobre qualquer que seja a circunstância ou pessoa. Logo, não há porque termos medo.
Desânimo é sinônimo de ingratidão pela vida. Se somos saudáveis e podemos, porque não fazemos? Por que não nos movemos?
Irritabilidade quando dá aquela vontade de não falar com ninguém, de ficar quieta no canto e chorar as pitangas sem motivo aparente.
Leia cada um desses sentimentos. São pesados e desnecessários.
O ser humano em sua característica de comparar tudo e todos cria as divisões entre bem e mal. Mas a vida em sua perfeição é os dois ao mesmo tempo e menos com mais se anulam. Ou seja, não há bem nem mal. É tudo uma coisa só. 
Nós criamos nossos próprios "problemas". Atraímos para nós aquilo que pensamos. E isso não é apenas uma questão psíquica ou mística. Quando julgamos algo, criamos imagens desse algo e ficamos atentos a qualquer detalhe (mesmo imaginário) que indique que realmente nossos julgamentos estavam certos.
Se não sabemos nem quem somos, por que achamos que devemos julgar as pessoas? Falo isso, mas é um desafio diário burlar as convenções sociais e não emitir qualquer opinião a respeito do dito "incomum".
Os sentimentos que classificamos como ruins compõem um conjunto de instrumentos para construirmos nosso próprio círculo negativo. É como se nossas atitudes negativas, pensamentos destrutivos de insegurança, medo entre outros formassem uma nuvem cinza em cima da nossa cabeça. E ficamos cegos. Não vemos a realidade da vida.
E a realidade da vida é só amor, sempre.
Num desses momentos de questionamento mental (ou revolução inquieta de pensamentos), me peguei ouvindo minha voz interior (algo que aprendi mais claramente depois de ler Comer Rezar e Amar) e digitando o seguinte conselho nas notas do meu celular:

Imagem Pessoal - Print Reflexões

Isso envolve a questão dos julgamentos. Julgamentos e impressões são tipo... urgh. É como achar que sabemos qualquer coisa sobre alguma coisa que não sabemos e não cabe a nós saber. Fora que é um sentimento tão horrível. Magoa quem está sendo julgado. E podemos ser pessoas melhores que isto.
Empatia. Talvez seja a palavra chave. Empatia combinada com atenção antes de falar, antes de pensar absurdos. Nos colocarmos no lugar do próximo evitam descuidos cruéis. E permitem a harmonia, o amor universal :)

Conta para a gente se você também já sofreu com julgamentos ou se já percebeu que estava julgando sem motivos e voltou atrás. Comente aqui embaixo!

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Eu amei a sua mensagem de reflexão minha linda!
    Até porque a minha vi está assim no momento... Eu sou muito pessimista e tem vezes que isso me atrapalha, pois, eu acredito que energias e pensamentos negativos podem se interligar por causa das nossas atitudes ruins. =/
    Gostei do conselho que você mesma coloca no celular, vou fazer o mesmo, pois palavras de otimismo e encorajamento são essenciais para nós.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lady! Vc não imagina o quão feliz fico em saber que o conselho também lhe foi útil! Uma hora tudo melhora para todas nós!! :D
      Abraçz

      Excluir
  2. Adorei a nota que você escreveu. Acho que temos que levar a vida com uma dose de humor para deixar as coisas mais leves.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim!
      O humor sempre dá uma mãozinha nos momentos de bad.
      Abraçz

      Excluir
  3. Oi Núbia
    Bela reflexão. Pra mim ainda acho bem difícil enxergar o mundo em cores. Até fiz uma série de postagens sobre isso. Mas achei super válido seu texto. Vou tentar levar comigo essas palavras.
    Parabéns.
    beijo

    www.minhavidaporacaso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que essas palavras possam confortá-la de alguma forma :)
      Torço por isso!
      Abraçz

      Excluir

Sua interação é sempre bem-vinda!!
Deixe seu comentário acompanhado do link do seu blog que retribuo a visita!! E não esqueça de seguir também para acompanhar as atualizações!