Mãe de planta: como cuidar de Kalanchoes (flor-da-fortuna)

Follow my blog with Bloglovin

Motivo nº:n+149

Revisitando meu jardim! - parte 1


Olás!


Estou dando início a mais uma série nesse blog: uma série sobre minhas filhas plantas! Como vocês podem verneste post aqui, há um tempinho sou mãe de planta e nessa quarentena os cuidados e os arranjos com elas se tornaram quase que obrigatórios (dar voltas na casa e passar pelo cantinho delas faz parte da minha rotina pra não surtar nesse período de isolamento social).
Assim farei posts aleatórios aos domingos sobre os tipos de plantinhas que cultivo e quais os cuidados que se deve ter com elas. E hoje começaremos pelas kalanchoes.
Me sinto também na obrigação de atualizar sobre elas em geral, já que de lá pra cá, desde o último post, algumas plantinhas se foram dando lugar a outras:
  • A suculentinha que ganhei da minha professora não resistiu a tanto tempo sem cuidados. Quando voltei, já não tinha mais o que fazer. Em compensação...
  • ...As duas mudinhas de kalanchoe que achei que tinham morrido, sambaram na minha cara e vão aparecer logo mais nas fotos que trouxe aqui para vocês hoje!



Imagem de Vlad Vasnetsov por Pixabay

O que é?


A Kalanchoe é uma espécie de suculenta também conhecida popularmente como flor-da-fortuna. É uma planta resistente às variações do clima, tendo excelente adaptação tanto aos ambientes internos quanto aos externos. Além disso por ser uma suculenta, não necessita de irrigações frequentes, assim ela se torna uma planta de fácil cultivo que pode ser, sobretudo, usada na decoração da sua casa ou jardim. Veja abaixo com mais detalhes os cuidados precisos para com esta plantinha.

Ambiente


Temperatura entre 13°C e 29°. Local com bastante luminosidade, quente e úmido de preferência. Montar um ambiente assim pode parecer difícil, mas tente um espaço no quintal que tenha cobertura, mas que também pegue sol em alguns horários do dia. Se for colocar a planta dentro de casa, opte por deixá-la próxima a janelas, portas ou qualquer abertura que receba luminosidade, evitando locais próximos a aparelhos de ar condicionado e ventiladores.

 
Imagem Pessoal Kalanchoes

Imagem Pessoal Kalanchoe

Quando molhar?


Sigo as recomendações que busquei em sites especializados, fazendo a observação do solo diariamente. Toco o solo e se estiver seco, rego a planta. É importante também não encharcar o vaso, evitando, assim, o aparecimento de fungos.


Precisa adubar?


É ideal que o solo onde a Kalanchoe está plantada seja fértil. Recomendo usar também adubo caseiro feito com borra de café diluída em água. Dá vivacidade e saúde às plantinhas. 


É espaçosa?


Imagem Pessoal Kalanchoe
As flores-da-fortuna crescem e se desenvolvem com rapidez conforme os cuidados. As que tenho em casa comprei em potinhos pequenos, daqueles que as plantas são vendidas no supermercado, e logo tive que passá-las para vasos maiores, de tamanho médio. A partir daí você pode manter um tamanho para suas plantinhas através da poda.




Como podar? Dá para fazer muda?


Imagem Pessoal Mudinhas Kalanchoe
Costumo podar com tesoura comum com bom corte, sempre na diagonal, retirando galhos sobressalentes. Com os caules sobressalentes cortados, você pode tanto fazer adubo, picando-os e misturando na terra, quanto fazer novas mudas. Para isso, coloque os galhos num recipiente, com um copo, por exemplo, cheio d’água. Deixe lá até criar raízes e depois replante num vaso com terra. Não se esqueça de trocar a água frequentemente para evitar que o recipiente se torne repositório de mosquitos da dengue. É importante também retirar flores, caules e folhas mortos sempre que possível.

Floração


Embora eu tenha encontrado informações de que as kalanchoes florescem o ano todo (o que faz sentido, pois estão floridas o ano inteiro nos mercados mesmo), as minhas florescem predominante entre o inverno e a primavera. Como comprei novas após esse período no ano passado, ainda não vi florescerem, depois que as flores originais caíram. Aguardando ansiosamente o inverno chegar para ver os bebês nascerem!

E vocês, cuidam de alguma plantinha? Têm vontade? O que acharam das kalanchoes? Deixem suas opiniões aqui nos comentários!

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Adoro plantas! Na minha varanda tudo ou quase tudo nasce e floresce!
    Muito bonita esta Kalanchoes.

    Feliz Páscoa!

    Beijos e abraços!
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As plantinhas também são minhas paixões! É muito satisfatório ver o nascimento e desenvolvimento delas <3
      Feliz Páscoa para você também, Sandra!

      Abraçz

      Excluir
  2. Não conhecia essa planta.
    Aqui eu tenho uma suculenta e outras plantas e árvores frutíferas.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo teremos posts também sobre essas espécies, Pam, fica ligada por aqui <3

      Abraçz

      Excluir

Sua interação é sempre bem-vinda!!
Deixe seu comentário acompanhado do link do seu blog que retribuo a visita!! E não esqueça de seguir também para acompanhar as atualizações!