5 áreas em que um linguista pode atuar

Motivo nº:n+131

Linguística? É de comer?

Hoje trago aqui um pouco sobre o curso que fiz e 7 funções em que um linguista pode atuar.


Imagem de titoikids por Pixabay

Basicamente conheci o curso de Linguística da UFSCar quando estava no terceiro ano do colegial, cheguei a comentar rapidamente no motivo n+63. Entretanto, quando me formei no ensino médio, a condição que eu tinha se resumia a fazer faculdade em Franca, a uma hora da minha cidade natal, e como queria algo voltado para linguagem e comunicação, fui fazer jornalismo.  Um ano e meio depois, o curso não estava me agradando, pois era mais voltado para jornalismo televisivo e eu queria trabalhar com textos. Além disso, eu viajava todos os dias e, mesmo sendo bolsa integral do Prouni, tinha que pagar o ônibus que pesava no orçamento. Então, fiz Enem novamente e, com mais condições e mais maturidade para me rearranjar numa cidade mais longe, escolhi o curso de Linguística na UFSCar. 

O que eu sabia sobre o curso

Me lembro que, durante o período de inscrição, procurei pelo plano pedagógico do curso para não me arrepender como havia me arrependido do curso de jornalismo quando já  estivesse no meio do curso. O plano me agradou muito, porque, em resumo, o Bacharelado em Linguística da UFSCar formava profissionais para trabalhar com textos.  

O que eu fiquei sabendo sobre o curso

Ao longo da graduação me senti muito realizada com as disciplinas, exceto por algumas repetitivas que só mudavam o nome e que eram sobre análise do discurso. Algo que descobri foi que o estudo da linguística em si não envolve apenas texto, envolve também estudar a estrutura da língua falada, seus aspectos, estruturas e usos, além de sua aquisição e seu desenvolvimento. E a Linguística na Federal, embora tratasse da língua em todas as suas particularidades (fonéticas, morfológicas, sintáticas, etc.) era prioritariamente textual. O curso de Linguística na UniCamp, por exemplo, possui uma abordagem mais geral com disciplinas que não têm na UFSCar como a psicolinguística e a neurolinguística. Entretanto, mesmo dividindo minha paixão pela editoração textual com a aquisição da linguagem, não me arrependo da escolha que fiz e do que estudei.

O que faz um linguista?

O curso permite uma área abrangente de atuações que eu resumiria em, conforme citação de uma das melhores professoras que tive, tudo o que lida com textos, sua produção e circulação nos diferentes meios. Preciso lembrar que aqui estou me referindo à graduação ministrada pela UFSCar, em outras universidades as abrangências podem diferir. 
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay

Enumerei algumas áreas ocupadas por linguistas para exemplificar um pouco sobre nossa atuação (e, quem sabe, ajudar na dúvida de quem ainda está se decidindo sobre o que fazer na universidade ;) )

1) Produção e revisão de conteúdo

O formado em Linguística pode trabalhar produzindo e revisando textos tanto no ambiente virtual, como em dicionários online, sites em geral e redes sociais, quanto fora desse ambiente em editoras, empresas de marketing e de publicidade e propaganda. Há também oportunidades para redação em jornais e telejornais. 

2) Consultoria textual

A consultoria textual envolve a prestação de serviços para melhorar a imagem comunicativa de uma empresa, por exemplo. Esse é um tipo de serviço de caráter empresarial, ou seja, se você tiver recursos pode sozinho se organizar e montar uma empresa de consultoria.

3) Linguista computacional

Já o linguista computacional trabalha com processos computacionais para manipulação de linguagem humana. As oportunidades envolvem o desenvolvimento de programas de tradução automática, correção automática e de reconhecimento de voz, por exemplo.

4) Editor

As possibilidades de edição estão voltadas para a publicação de objetos editoriais. Assim, o profissional linguista, nessa área, é capaz de acompanhar os processos de edição de um objeto desde sua produção até sua circulação nos meios alvos. Ele é responsável pela qualidade do produto desenvolvido tanto em sua composição, quanto estrutura e divulgação.

5) Profissional da comunicação

A pessoa formada em Linguística pode também trabalhar em meios de comunicação tradicionais como rádio e televisão, na organização dos processos de divulgação da informação.

Estas foram algumas das áreas em que um linguista pode atuar. Vocês já conheciam essa profissão? Conhecem alguém que fez o curso ou pretende fazer? Deixem aqui nos comentários! Pretendo trazer mais informações a respeito dessa profissão (que me complementa), então fiquem ligados e acompanhem!

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Muita sorte para este projecto!!

    Beijos e abraços
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. As Letras são sempre tão, tão, tão maravilhosas que... AFF! Meu coração explode de tanto amor! <3

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmm!
      Não me arrependo em nada por ter feito um curso nessa área <3

      Abraçz

      Excluir

Sua interação é sempre bem-vinda!!
Deixe seu comentário acompanhado do link do seu blog que retribuo a visita!! E não esqueça de seguir também para acompanhar as atualizações!